O ser e o fazer docente: reflexões sobre experiências vividas e relatadas

The being and the doing teacher: reflections on lived and reported experiences

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Experiências, Narrativas

Resumo

Neste estudo procuramos discutir aspectos e princípios do ensino de ciências e da formação de professores que emergem dos relatos de licenciandos quando refletem sobre suas histórias de formação, com o objetivo de identificar e compreender sentidos e significados atribuídos ao ser e ao fazer docente. Nos ancoramos na Pesquisa Narrativa que nos deu subsídios teóricos e metodológicos para investigar as experiências de oito licenciandos. Os dados foram analisadas a luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam como as experiências vividas pelos professorandos foram/são cruciais para definir as relações estabelecidas por eles com o conhecimento e os valores relacionados a atividade docente, apresentando as visões que estabelecem sobre ensino/docência, visando a formação do professor a partir das experiências, de maneira que estas irão refletir na sua futura prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação Inicial; Experiências; Narrativas.

 

Abstract

In this study we seek to discuss aspects and principles of science teaching and teacher training that emerge from the reports of undergraduate students when they reflect on their training stories, with the aim of identifying and understanding meanings and meanings attributed to being and doing teaching. We anchored ourselves in Narrative Research, which gave us theoretical and methodological support to investigate the experiences of eight undergraduate students. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis. The results reveal how the experiences lived by the teachers were/are crucial to define the relationships established by them with the knowledge and values ​​related to teaching activity, presenting the views they establish about teaching/teaching, aiming at teacher training based on experiences , so that these will reflect on your future pedagogical practice.

Keywords: Initial Training; Experiences; Narratives.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaine Fernanda Jaques Miranda, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas –PPGECM/UFPA.  Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará – UFPA.  E-mail: jaifernanda@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4973-2275

Tadeu Oliver Gonçalves, Univesidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará – UFPA. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA). E-mail: tadeuoliver@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2704-5853

Ariadne da Costa Peres, Univesidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia). Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora adjunta no Instituto de Educação Matemática e Científica –IEMCI/UFPA. E-mail: ariadne@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Imagens Quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4º Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

BARROSO, João. Formação, projeto e desenvolvimento organizacional. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.

BASÍLIO, José Carlos; OLIVEIRA, Vera Lúcia Bahl. Metodologias Ativas para o aprendizado em Ciências Naturais no Ensino Básico. Cadernos PDE, Paraná. V. 1, 2016. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_uel_josecarlosbasilio.pdf>. Acesso em: 25 Nov. 2023.

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira A. O; SOUSA, Cynthia P. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. Nº 111, p. 151 - 171, dez.

Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/199/1/01d00t01.pdf>. Acesso em: 20 Nov. 2023.

CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes. Professores e Inovações. In: CASTANHO, Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico).

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Nº 22, p. 89 - 100, Jan/Fev/Mar/Abr. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf>. Acesso em: 15 Out. 2023.

CHASSOT, Attico; OLIVEIRA, Renato José. (Org). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1998.

CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

CLANDININ, Jean D; CONNELLY, Michael F. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em

Pesquisa Qualitativa.Trad: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. – Uberlândia: EDUFU, 2011.

CONNELLY, Michael F; CLANDININ, Jean D. IN Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Ed. Laertes, 1995.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, Bauru, v.21, n. 1, p. 149- 158, Mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n1/1516-7313-ciedu-21-01-0149.pdf>. Acesso em: 13 Nov. 2023.

IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; TOLEDO, Maria Cristina Motta; HONÓRIO, Khátia Maria; et al. Experimentação e interatividade (hands-on) no ensino de ciências: a prática na práxis pedagógica. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 79-89, 2009. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID74/v4_n1_a2009.pdf >. Acesso em: 24 Out. 2023.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo, Cortez. 2000. In: MIZUKAMI, M. G. N; et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar. 2011.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LOBATO, Monteiro. Memórias de Emília. 2º ed. São Paulo: Editora Globo, 2009.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996. Disponível em: < https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf>. Acesso em: 22 Nov. 2023.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas na formação inicial de professores: Presentificação de Saberes. In: ENDIPE, 14, 2006, Recife. Anais... Recife: ENDIPE, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SCHONS, Elizangela Fouch; SESTARI, Fabiane Beatriz; PERSICH, Gracieli Dall Ostro; PINTO, Jaqueline Miranda; MACHADO, Jober Vanderlei de Vargas. A contextualização como ferramenta no ensino de Ciências. In: PESSANO, E. F. C. et al. (Org.). Contribuições para o ensino de Ciências: alfabetização científica, aprendizagem significativa, contextualização e interdisciplinaridade. Rio Grande do Sul: EdUNIPAMPA, 2017.

Downloads

Publicado

01/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 19
  • pdf downloads: 26

Como Citar

JAQUES MIRANDA, J. F.; OLIVER GONÇALVES, T.; DA COSTA PERES, A. O ser e o fazer docente: reflexões sobre experiências vividas e relatadas: The being and the doing teacher: reflections on lived and reported experiences. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8057. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)