Arte nas ruas da Amazônia setentrional: um relato dos fazeres educomunicativos de coletivos culturais em Roraima

Arte en las calles de la Amazonia septentrional: un relato de las acciones educomunicativas de colectivos culturales en Roraima

Autores

Palavras-chave:

Coletivos Culturais;, Roraima;, Educomunicação.

Resumo

Este artigo analisa as ações desenvolvidas pelos coletivos culturais Caimbé e Plac: os carimbadores malucos, que operam em Boa Vista/RR. Os autores, que também são membros desses coletivos, buscam contribuir no aprofundamento da compreensão das interseções entre arte urbana, educomunicação e ativismo cultural na Amazônia setentrional. Com uma abordagem qualitativa, é contextualizado o ambiente em que os coletivos atuam e são analisadas categorias estabelecidas com base nos registros de suas atividades em blogs, redes sociais e memória dos integrantes. Identificando conexões entre elementos educomunicacionais e os processos colaborativos vivenciados nos coletivos, o resultado aponta para a educomunicação como prática presente na atuação e organização dos grupos, por sua vez responsáveis por ações transformadoras na cena cultural em que atuam.

Palavras-chave: Coletivos Culturais; Roraima; Educomunicação.

 

Resumen

Este artículo analiza las acciones desarrolladas por los colectivos culturales Caimbé y Plac: os carimbadores malucos, que operan en Boa Vista, Roraima. Los autores, que también son miembros de esos colectivos, buscan contribuir a la profundización de la comprensión de las intersecciones entre el arte urbano, la educomunicación y el activismo cultural en la Amazonía septentrional. Con un enfoque cualitativo, se contextualiza el entorno en el cual actúan los colectivos y son analizadas categorías establecidas en función de los registros de sus actividades en blogs, redes sociales y la memoria de los integrantes. Identificando conexiones entre elementos educomunicativos y los procesos colaborativos experimentados en los colectivos, el resultado señala la educomunicación como una práctica presente en la actuación y organización de los grupos, a su vez responsables por acciones transformadoras en la escena cultural que operan.

Palabras clave: Colectivos Culturales; Roraima; Educomunicación.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Jesus Figueira Borges, Universidade Federal de Roraima

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Polo Boa Vista – RR). Técnico-Administrativos em Educação/Jornalista na UFRR. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1373-7074. E-mail: edgarjfborges@gmail.com

 

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Pós-doutora em Filosofia e Ciências Humanas. Professora/pesquisadora Auxiliar 40h DE do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR, Boa Vista - RR. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/UFRR. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC). Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-8137-0913. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br 

Referências

BAPTAGLIN, Leila Adriana. A cultura escolar em Boa Vista/RR: um olhar para a docência em artes dos professores do Polo Arte/UFRR. In: SILVA, Ivete Souza da; MENDES, Jefferson; LUGE, Vinicius (Org.). Políticas públicas e o ensino de arte: processos educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018. p. 161-180

BAPTAGLIN, Leila Adriana. Educomunicação nos movimentos artísticos urbanos venezuelanos: Muraleja, Urbano Aborigen e Ksa La Tribu. Comunicação & Educação, v. 26, n. 1, p. 94-106, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165540. Acesso em: 3 dez. 2021.

CASTRO, Edna R. de; CAMPOS, Índio (Org). Formação socioeconômica da Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 2015. 640 p.

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases Scielo e Scopus. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, e200391, 2018. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100105&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. 329 p.

FREITAS, Ricardo Oliveira de. EDUCOMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MIDIARTIVISMO. Rev. Exitus, Santarém, v. 9, n. 4, p. 232-261, out. 2019. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000400232&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jul. 2023.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2006. 102 p.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. 2011. 368 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MÁRQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchôa. Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “educação como cultura”. Atos de Pesquisa em Educação, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 422-443, set. 2016. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4897. Acesso em: 27 set. 2023.

MARQUES, Marcelo de Souza; MARX, Vanessa. Os coletivos em cena: algumas contribuições para o debate. Simbiótica. Revista Eletrônica, [s.l.], v. 7, n. 3, jul.-dez., p. 08–32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33691. Acesso em: 25 set. 2023.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 18, p. 51-61, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920. Acesso em: 06 jun. 2023.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jóvenes: comunicación e identidad. Revista Digital de Cultura da OEI, [s.p.], fev. 2002. Disponível em: http://www.oei.es/historico/pensariberoamerica/ric00a03. htm. Acesso em: 20 set. 2023.

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Temas Geradores e Artefatos Culturais: ensinando línguas na Educação Indígena Diferenciada. In: GOMES, Antonio Almir Silva (Org) Ensino de Línguas e Educação Escolar Indígena. Macapá: UNIFAP, 2019. p. 65-81. Disponível em: https://www2.unifap.br/editora/files/2020/08/ensino-de-linguas-e-educacao-indigena.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023

MORIGI, V. J.; CORRÊA, F. Z.; GUINDANI, J. F. Mídias Escolares: a cidadania na prática da educomunicação. Comunicação & Educação, [s,l.], v. 19, n. 2, p. 51-59, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/81227. Acesso em: 17 jul. 2023.

UNHCR-ACNUR. Perfil dos abrigos em Roraima. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTRhOWVlOTgtYTk2MS00YmY3LWEyY2YtMGM1Y2MzODFjMmVjIiwidCI6ImU1YzM3OTgxLTY2NjQtNDEzNC04YTBjLTY1NDNkMmFmODBiZSIsImM iOjh9. Acesso em: 24 abril 2023.

VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira; ALBARADO, Edilson da Costa. Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 20, n. 223, p. 13-23, jul. 2020.

VITAL, Marcos J. S. Formação Socioeconômica do Estado de Roraima. In: CASTRO, Edna R. de; CAMPOS, Índio (Org.). Formação socioeconômica da Amazônia. Belém: NAEA/UFPA, 2015. 640 p.

Downloads

Publicado

13/02/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • pdf downloads: 121

Como Citar

FIGUEIRA BORGES, E. J.; BAPTAGLIN, L. A. Arte nas ruas da Amazônia setentrional: um relato dos fazeres educomunicativos de coletivos culturais em Roraima: Arte en las calles de la Amazonia septentrional: un relato de las acciones educomunicativas de colectivos culturales en Roraima. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7750. Acesso em: 23 nov. 2024.