Panorama analítico dos estudos sobre a Política de Ação Afirmativa e seus mecanismos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Analytical overview of studies on the Affirmative Action Policy and its mechanisms at the State University of Bahia (UNEB)

Autores

Palavras-chave:

Uneb, Ação Afirmativa, Reserva de Vagas

Resumo

Este estudo tem como objetivo tecer uma análise panorâmica das pesquisas que versam sobre a Política de Ação Afirmativa e seus mecanismos na Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de tipo estudo do conhecimento, em que a recolha de informações que constituem o corpus empírico da análise bibliográfica foi realizada nas principais bases de dados digitais. Como resultado, o estudo revelou a importância da reserva de vagas para grupos étnico-raciais e sociais marginalizados, para a democratização da Educação Superior pública no estado da Bahia, especialmente no interior, mas destaca a necessidade de que a reserva de vagas esteja articulada a uma política de permanência estudantil ampliada.

Palavras-chave: Uneb; Ação Afirmativa; Reserva de Vagas.

 

AbstractThis study aims at weaving a panoramic analysis of research that deal with the Affirmative Action Policy and its controls at the State University of Bahia. This is a knowledge study type research, in which information survey that constitutes empirical corpus of bibliographic analysis was carried out in the main digital databases. As a result, the study revealed the importance of reserving places for marginalized ethnic-racial and social groups, for democratization of public Higher Education in the state of Bahia, especially in the countryside, but it highlights the need for places reservation articulated to an expanded student permanence policy.Keywords: Uneb; Affirmative Action; Place reservation.

             

 

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Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação (PPGE/UFBA), Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA), do Grupo de Pesquisa Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Trabalho e Educação, Educação Popular e Diversidade (EJAPOD) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). E-mail: juran-araujo@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2688-4858

Gilvanice Barbosa da Silva Musial , Universidade Federal da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Estágio de Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Professora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, e integra o PPGE/UFBA na linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Trabalho e Educação, Educação Popular e Diversidade (EJAPOD). E-mail: gilvanice.musial@ufba.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0597-8150

Marta Lícia Teles Brito de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação UFBA. Membra do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, e do grupo de pesquisa Educação (PPGE/UFBA). E-mail: marta.licia@ufba.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1777-4734

 

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Publicado

24/02/2024
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Como Citar

ARAÚJO, J. de A.; BARBOSA DA SILVA MUSIAL , G.; TELES BRITO DE JESUS, M. L. Panorama analítico dos estudos sobre a Política de Ação Afirmativa e seus mecanismos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB): Analytical overview of studies on the Affirmative Action Policy and its mechanisms at the State University of Bahia (UNEB). Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7564. Acesso em: 26 dez. 2024.