Jovens mulheres negras, cotistas e quilombolas na Uneb – Campus XII: políticas públicas, representatividade e práticas pedagógicas

Jóvenes negras, alumnas de cuota y quilombolas en la Uneb – Campus XII: políticas públicas, representativid y prácticas pedagógicas

Autores

  • Taís Gabriela de Souza Fogaça tais.gabrielacba36@gmail.com
    Universidade do Estado da Bahia
  • Domingos Rodrigues da Trindade dtrindade@uneb.br
    Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-0836-9051

Resumo

O debate sobre a inserção de jovens negros/as ao ensino superior precisa ser cada vez mais intensificado no Brasil. Nesse sentido, busca-se, neste artigo, construir uma reflexão a partir das falas de oito jovens mulheres negras quilombolas estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Enfermagem do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O estudo foi de abordagem qualitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada. Os dados apontam que as jovens buscaram se inserir no espaço universitário, mas ainda há muitas barreiras a serem vencidas, como a falta de representatividade de professores/as negros/as; mais discussões acerca da temática étnico-racial em sala de aula; estabelecimento de vínculo entre a universidade e a comunidade quilombola; mais políticas afirmativas no âmbito universitário e ampliação das políticas estudantis.      

Palavras-chave: Jovens negras quilombolas; Ensino superior; Práticas educativas.

 

Resumen

 El debate sobre la inserción de jóvenes negros y negras en la educación superior debe intensificarse cada vez más en Brasil. En este sentido, este artículo busca construir una reflexión a partir de los discursos de ocho jóvenes negras quilombolas estudiantes de cursos de Pedagogía, Física. Educación y Enfermería en el Campus XII de la Universidad Estatal de Bahía (Uneb). El estudio tuvo un enfoque cualitativo, utilizando una entrevista semiestructurada. Los datos indican que las jóvenes buscaron ingresar al espacio universitario, pero aún quedan muchas barreras por superar, como la falta de representación de los/las docentes negros/negras; más discusiones sobre el tema étnico-racial en el aula; establecimiento de vínculos entre la universidad y la comunidad quilombola; políticas más afirmativas a nivel universitario y expansión de las políticas estudiantile                                                                                                                               

Palabras clave: Jóvenes quilombolas negras; Educación superior; Prácticas educativas.

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Biografia do Autor

Taís Gabriela de Souza Fogaça, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Pedagogia pelo Departamento de Educação – Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Atua no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe). Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (Uneb). E-mail: tais.gabrielacba36@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1587-6091

Domingos Rodrigues da Trindade, Universidade do Estado da Bahia

Doutor e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor titular do Departamento de Educação – Campus XII/Uneb. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe). Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (Uneb) e do Grupo de Pesquisa Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana (Uneb). Linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação do Campo. E-mail: dtrindade@uneb.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0836-9051

 

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Publicado

29/12/2021
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Como Citar

DE SOUZA FOGAÇA, T. G.; RODRIGUES DA TRINDADE, D. Jovens mulheres negras, cotistas e quilombolas na Uneb – Campus XII: políticas públicas, representatividade e práticas pedagógicas: Jóvenes negras, alumnas de cuota y quilombolas en la Uneb – Campus XII: políticas públicas, representativid y prácticas pedagógicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4644. Acesso em: 26 dez. 2024.