A “aquisição” da leitura e escrita: uma análise da obra Tarzan of the Apes

Autores

DOI:

10.31792/rc.v21i39.7306

Palavras-chave:

Leitura, Tarzan, Verossimilhança

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o enredo da obra Tarzan of the Apes, problematizando o processo de aquisição da leitura e escrita do protagonista. Para a realização da proposta, nos filiamos as discussões de Eco (1994), quanto aos leitores e o pacto ficcional, Eagleton (2017), sobre aspectos da interpretação do texto literário e Aristóteles (1984) para as reflexões sobre verossimilhança. No que se refere à aquisição da linguagem falada e a aprendizagem da leitura e escrita, o estudo recorreu a autores como Vigotski (2005), Chomsky (2005), Pinker (2004), Soares (2016), Oliveira (1997) e Ferreiro e Teberosky (1999). Então, chegamos à conclusão de que o enredo da obra pode comprometer o pacto ficcional de leitores mais atentos ao processo de aquisição da linguagem, o que, porém, não torna a obra inverossímil, como ficção.

Palavras-chave: Leitura; Tarzan; Verossimilhança.

 

Abstract

The primary objective of this study is to analyze the storyline of the book Tarzan of the Apes, while examining the protagonist's process of acquiring reading and writing skills. To achieve this goal, we align ourselves with the discussions presented by Eco (1994) on readers and the fictional pact, Eagleton (2017) on aspects of interpreting literary texts, and Aristotle (1984) for reflections on verisimilitude. In terms of the acquisition of spoken language and the learning of reading and writing, this study refers to authors such as Vygotsky (2005), Chomsky (2005), Pinker (2004), Soares (2016), Oliveira (1997), and Ferreiro and Teberosky (1999). Consequently, we arrive at the conclusion that the storyline of the work might undermine the fictional pact for readers who are more attentive to the process of language acquisition. Nevertheless, this does not render the work implausible as a work of fiction.

Keywords: Reading; Tarzan; Verisimilitude.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Vargas Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor de Língua/Literatura Estrangeira – Inglês no município de Pescaria Brava. 

Orcid: https://orcid.org/0009-0006-6547-0283

E-mail: gabrielvargasnunes97@gmail.com.                                                                                                    

 

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidade de Évora (UÉ). Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7416-0977 

E-mail: Chirley.domingues@animaeducacao.com.br

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Publicado

22/10/2024
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Como Citar

VARGAS NUNES, G.; DOMINGUES, C. A “aquisição” da leitura e escrita: uma análise da obra Tarzan of the Apes. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. DOI: 10.31792/rc.v21i39.7306. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7306. Acesso em: 4 dez. 2024.