Contribuições da Sala de Aula Invertida para prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Contributions of the Flipped Classroom to teaching practice in initial years of Elementary School
Resumo
O artigo apresenta pesquisa que investigou a Sala de Aula Invertida (SAI) nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e dos dados produzidos por meio de uma intervenção pedagógica são analisados realizando a comparação entre as observações dos pesquisadores e as falas dos participantes com as considerações do aporte teórico, sob dois aspectos: o uso das videoaulas na aplicação da SAI; e a dinâmica educacional proporcionada pela SAI. Pode-se afirmar que que a SAI possibilita: o crescimento pedagógico do estudante; mudança na dinâmica das aulas, tornando o estudante um sujeito ativo na construção do seu conhecimento; aos familiares terem conhecimentos dos assuntos abordados no ambiente escolar; que as tecnologias digitais sejam integradas ao ambiente educacional.
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida; Matemática; Tecnologias digitais.
Abstract
The article presents research that investigated the Flipped Classroom (FC) in Mathematics classes in Elementary School – Early Years. The research has a qualitative approach and the data produced through a pedagogical intervention are analyzed by comparing the observations of the researchers and the speeches of the participants with the considerations of the theoretical contribution, under two aspects: the use of video classes in the application of FC; and the educational dynamics provided by FC. It can be said that FC enables: the student's pedagogical growth; change in the dynamics of classes, making the student an active subject in the construction of their knowledge; for family members to have knowledge of the subjects covered in the school environment; that digital technologies are integrated into the educational environment.
Key-words: Flipped classroom; Math; Digital technologies.
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