Contribuições da Sala de Aula Invertida para prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Contributions of the Flipped Classroom to teaching practice in initial years of Elementary School

Autores

Resumo

O artigo apresenta pesquisa que investigou a Sala de Aula Invertida (SAI) nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e dos dados produzidos por meio de uma intervenção pedagógica são analisados realizando a comparação entre as observações dos pesquisadores e as falas dos participantes com as considerações do aporte teórico, sob dois aspectos: o uso das videoaulas na aplicação da SAI; e a dinâmica educacional proporcionada pela SAI. Pode-se afirmar que que a SAI possibilita: o crescimento pedagógico do estudante; mudança na dinâmica das aulas, tornando o estudante um sujeito ativo na construção do seu conhecimento; aos familiares terem conhecimentos dos assuntos abordados no ambiente escolar; que as tecnologias digitais sejam integradas ao ambiente educacional.

Palavras-chave: Sala de Aula Invertida; Matemática; Tecnologias digitais.

 

Abstract

The article presents research that investigated the Flipped Classroom (FC) in Mathematics classes in Elementary School – Early Years. The research has a qualitative approach and the data produced through a pedagogical intervention are analyzed by comparing the observations of the researchers and the speeches of the participants with the considerations of the theoretical contribution, under two aspects: the use of video classes in the application of FC; and the educational dynamics provided by FC. It can be said that FC enables: the student's pedagogical growth; change in the dynamics of classes, making the student an active subject in the construction of their knowledge; for family members to have knowledge of the subjects covered in the school environment; that digital technologies are integrated into the educational environment.

Key-words: Flipped classroom; Math; Digital technologies.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Muraro, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens - GEPETeL, Universidade Federal do Paraná. Professora do ensino fundamental na rede municipal de Curitiba/PR.

E-mail: izabelmuraro@bol.com.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3852-733X

Anderson Roges Teixeira Góes, UFPR

Doutor e Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ, Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela UFPR e Licenciado em Matemática pela UFPR. Professor no Departamento de Expressão Gráfica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn) e em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), todos na UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens – GEPETeL.

E-mail: artgoes@ufpr.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8572-3758

Downloads

Publicado

26/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 285
  • pdf downloads: 264

Como Citar

MURARO, M. I.; TEIXEIRA GÓES, A. R. Contribuições da Sala de Aula Invertida para prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Contributions of the Flipped Classroom to teaching practice in initial years of Elementary School. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5383. Acesso em: 11 ago. 2024.