Dispositivos móveis na Educação Matemática no ensino fundamental: análise das pesquisas acadêmicas brasileiras

Autores

Resumo

O presente trabalho busca contemplar o entendimento dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, no caso específico deste estudo, da Educação Matemática. A análise de abordagem qualitativa, tem como método a revisão bibliográfica realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com dados obtidos em pesquisas de 2012 a 2019 que abordam o processo de ensino e aprendizagem e o uso de elementos constitutivos digitais, também denominados aplicativos digitais. Conclui-se que há uso e mudanças significativas nas experiências analisadas, entretanto observa-se que é necessário investir esforços no tocante a metodologias de ensino e infraestrutura.

Abstract

The present work seeks to contemplate the understanding of mobile devices in the teaching and learning process of elementary education, in the specific case of this study, Mathematics Education. The analysis of qualitative approach, has as method of bibliographic review carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, with data obtained in surveys from 2012 to 2019 that address the study of teaching and learning process and the use of digital constitutive elements, also called digital applications. It is concluded that there is use and significant changes in the analyzed experiences, however it is observed that it is necessary to invest efforts regarding teaching methodologies and infrastructure.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Muraro, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação – Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico Supervisão e Orientação Escola pela Faculdade Internacional de Curitiba. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Expressão Gráfica - GEPTEG, Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Educação, professora do ensino fundamental. Professora na rede municipal de Curitiba/PR.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná. Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. Possui experiência em pesquisas nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva e Expressão Gráfica no ensino de matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD - Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária;

Nuria Pons Vilardell Camas , Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação no Ensino Superior, no eixo Educação a Distância e Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Leitura Crítica pela Universidade Estadual Paulista. Licenciada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino ambos da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e tecnologias, aprendizagem interativa, métodos e práticas na educação a distância, educação híbrida e uso de tecnologias digitais na educação.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 320
  • pdf downloads: 291

Como Citar

MURARO, M. I.; TEIXEIRA GÓES, A. R.; PONS VILARDELL CAMAS , N. . Dispositivos móveis na Educação Matemática no ensino fundamental: análise das pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3466. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos