Dispositivos móveis na Educação Matemática no ensino fundamental: análise das pesquisas acadêmicas brasileiras
Resumo
O presente trabalho busca contemplar o entendimento dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, no caso específico deste estudo, da Educação Matemática. A análise de abordagem qualitativa, tem como método a revisão bibliográfica realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com dados obtidos em pesquisas de 2012 a 2019 que abordam o processo de ensino e aprendizagem e o uso de elementos constitutivos digitais, também denominados aplicativos digitais. Conclui-se que há uso e mudanças significativas nas experiências analisadas, entretanto observa-se que é necessário investir esforços no tocante a metodologias de ensino e infraestrutura.
Abstract
The present work seeks to contemplate the understanding of mobile devices in the teaching and learning process of elementary education, in the specific case of this study, Mathematics Education. The analysis of qualitative approach, has as method of bibliographic review carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, with data obtained in surveys from 2012 to 2019 that address the study of teaching and learning process and the use of digital constitutive elements, also called digital applications. It is concluded that there is use and significant changes in the analyzed experiences, however it is observed that it is necessary to invest efforts regarding teaching methodologies and infrastructure.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 320
- pdf downloads: 291