Os avanços e limites da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no governo Lula da Silva (2003-2010)

The advances and limits of Education for Youth and Adults (EJA) in the Lula da Silva government (2003-2010)

Autores

Resumo

Este artigo discute as ações voltadas para a Educação de Jovens e Adultos no período de 2003 a 2010 no governo Lula da Silva. A pesquisa teve o objetivo de analisar os avanços constituídos, os impactos e os desafios enfrentados neste período. Metodologicamente, recorremos à pesquisa de revisão bibliográfica narrativa e de análise documental. Foi possível, assim, constatar que os Programas voltados para à EJA, no período, firmaram-se como uma política, ao garantir normatização legal, financiamento, universalidade e buscar equidade, com inovações inéditas, na oferta de acesso e permanência dos sujeitos nessa modalidade de ensino. Todavia, dentre alguns desafios que permaneceram, vale ressaltar a insuficiência na integração entre os programas, o que revela superposição de ações e caráter compensatório, uma vez que a política instituída não foi absorvida nos sistemas educacionais de ensino.

Palavras-chave: Políticas de Educação de Jovens e Adultos; Governo Lula; Impactos e desafios na EJA.

 

Abstract

This article discusses the actions aimed at the Education of Youth and Adults (EJA) from 2003 to 2010 during the Lula da Silva government. The research aimed to analyze the advances made, the impacts and the challenges faced during this period. Methodologically, we used the research of narrative bibliographic review and document analysis. It was possible to observe that the programs aimed at EJA, in the period, established themselves as a policy, guaranteeing legal regulation, financing, universality and seeking equity, with unprecedented innovations, in the offer of access and permanence of subjects in this type of education. However, among some challenges that remained, it is worth mentioning the insufficiency in the integration between the programs, which reveals an overlapping of actions and a compensatory nature, since the instituted policy was not absorbed into the educational systems.

Keywords: Education of Youth and Adults Policies; Lula Government; Impacts and challenges in EJA.

 

Biografia do Autor

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, PPGE/UECE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE/UECE). E-mail: marcos.adriano@aluno.uece.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5003-5418

 

Sandra Maria Gadelha de Carvalho , Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE)

Doutora e Mestra em Educação pela UFC. Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE), da UECE. Pós-Doc na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), com bolsa do CNPq, sob a Supervisão de Michael Löwy.  E-mail: sandra.gadelha@uece.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0759-2788  

 

Jaiane Tatiele Alexandre Barboza Soares, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE)

Pedagoga. Ex-bolsista voluntária do Projeto de Extensão “Práticas de Leitura e Escrita na formação político-social de estudantes trabalhadores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor José Nilson Osterne de Oliveira”, no âmbito do Laboratório de Estudos da Educação do Campo (LECAMPO), cuja linha de pesquisa, dentre outras, é voltada à EJA e está interligado ao Curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). E-mail: jaianetatiele@gmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2983-6544

 

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Publicado

01/12/2021