Educação Popular e Agroecologia: saberes e aprendizados no Acampamento Zé Maria do Tomé - Ceará

Educación Popular y Agroecología: saberes y aprendizajes en el Campamento Zé Maria do Tomé - Ceará

Autores

Resumo

Em territórios em que ocorrem uma disputa entre o campesinato e o agronegócio, as práticas agroecológicas se apresentam como formas de resistência a hegemonias no campo. Resistir requer um processo educativo, dessa forma, a pesquisa em questão foi realizada com a finalidade de identificar os processos educativos e formativos advindos das práticas agroecológicas no Acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi – Ceará. O percurso metodológico se deu através da dialética, com estudo de caso dos fatos observados no referido território, além de entrevistas semiestruturadas com as participantes do Grupo de Mulheres Mãos que Criam. Dessa forma, analisando as entrevistas, foi possível identificar que os momentos de formação camponesa, resistência, produção, socialização e lazer possuem um caráter formativo construído com os sujeitos, estando conectado à proposta da educação popular que é a construção coletiva de saberes.

Palavras-chave: Agroecologia; Educação Popular; Território.

 

Resumen

En territorios en que ocurren una disputa entre el campesinado y el agronegocio, las prácticas agroecológicas se presentan como formas de resistencia a las hegemonías en el campo. Resistir requiere un proceso educativo, de esta manera, la investigación en cuestión se llevó a cabo com el propósito de identificar los procesos educativos y formativos derivados de las prácticas agroecológicas en el Campamento Zé Maria do Tomé, en Chapada do Apodi - CE. El curso metodológico se llevó a cabo a través de la dialéctica, con un estudio de caso de los hechos observados en ese territorio, además de entrevistas semiestructuradas con los participantes del Grupo de Mujeres Mãos que Cria. Así, analizando las entrevistas, fue posible identificar que los momentos de formación campesino, resistencia, producción, socialización y ocio tienen un carácter formativo construido con los sujetos, vinculándose a la propuesta de la educación popular, que es la construcción colectiva del saber.

Palabras llave: Agroecología; Educación Popular; Territorio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lunian Fernandes Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: lunianmoreira@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6393-165X.

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuando no curso de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). E-mail: sandra.gadelha@uece.br, Orcid: 0000-0002-0759-2788.

Diana Nara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Atuando no curso de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. E-mail: diana.nara@uece.br, Orcid: 0000-0003-2710-1904.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 63

Como Citar

FERNANDES MOREIRA, L.; GADELHA DE CARVALHO, S. M.; DA SILVA OLIVEIRA, D. N. Educação Popular e Agroecologia: saberes e aprendizados no Acampamento Zé Maria do Tomé - Ceará: Educación Popular y Agroecología: saberes y aprendizajes en el Campamento Zé Maria do Tomé - Ceará. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6912. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)