Educação a distância nos cursos de licenciaturas e a mercantilização da educação superior

Distance education in undergraduate courses and the commodification of higher education

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a expansão da Educação a Distância nos cursos de licenciaturas e sua relação com a expansão da educação superior privada. Metodologicamente, recorremos à pesquisa de revisão bibliográfica narrativa e análise documental. A partir dos resultados da nossa investigação, percebemos que a ensino superior, vem sendo utilizada pelo setor privado com fins lucrativos, representado pelas grandes companhias de capital aberto no mercado educacional. Estes grupos econômicos, reconheceram neste nível de ensino, uma oportunidade para alavancar lucros, para tanto, se utilizam do discurso midiático de promover a democratização do acesso deste nível de ensino. Por fim, entendemos que a EaD deveria ser utilizada de forma complementar na formação de professores para oferecer condições pedagógicas e tecnológicas para esses alunos e professores, inserindo-os na sociedade informacional, se distanciando da perspectiva tecnicista e da ideia de neutralidade presente no uso das tecnologias.

Palavras-chave: Educação a distância; Formação de Professores; Educação Superior Privada.

 

Abstract

This article aims to analyze the expansion of Distance Education in undergraduate courses and its relationship with the expansion of private higher education. Methodologically, we used narrative literature review and document analysis. Thus, from the results of our investigation, we realized that higher education has been used for profit by the private sector, represented by large publicly traded companies in the educational market. These economic groups recognized, at this level of education, an opportunity to promote profits. For this, they use the media discourse to promote the democratization of access to this level of education. Finally, we understand that distance education should be used in a complementary way in the training of teachers to offer pedagogical and technological conditions for these professionals and their students, inserting them in the informational society, thus distancing themselves from the technicist perspective and the idea of neutrality present in the use of technologies.

Keywords: Distance education; Teacher training; Private Higher Education.

 

Biografia do Autor

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, PPGE/UECE

Pedagogo. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE/UECE). E-mail: marcos.adriano@aluno.uece.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5003-5418

 

Natália Cíndia Alves do Nascimento, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE)

Pedagoga. Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). E-mail: natalia.nascimento@aluno.uece.br  / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7256-6578

 

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UECE. E-mail: ruthm.goncalves@uece.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0070-4123

Downloads

Publicado

06/03/2022

Edição

Seção

Artigos