Os Discursos de Educandas sobre a Inclusão de Estudantes Lgbti+ na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O artigo está inserido no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetivou analisar os discursos de educandas sobre a inclusão da população LGBTI+ no Ensino Fundamental da EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas por bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba, em escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. Os dados foram analisados pelas lentes da Análise do Discurso Crítico de Faiclough (2016) e dialogou com os estudos de Junqueira (2009; 2012), Louro (2000; 2003), Silva (2016), Natividade e Oliveira (2009), entre outros que discutem e estudam os temas relacionados à população LGBTI+ de modo geral, especificamente, na educação e, em especial, na EJA. Os resultados enunciaram que a inclusão da população LGBTI+ na modalidade em tela ainda é desafiante para a escola, especialmente por ser um tema grávido de preconceitos e resistências por parte da sociedade conservadora e que tem repercussão no espaço escolar da EJA. Concluímos que essa discussão requer investimento no processo formativo de professores (inicial e continuada) e inclusão de temáticas vinculadas às questões LGBTI+ no currículo escolar da EJA.
Abstract
The article is inserted in the field of Youth and Adult Education (EJA) and it aimed to analyze the discourses of female students on the inclusion of the LGBTI + population in EJA Elementary School. This is a qualitative research, whose data were collected through semi-structured interviews, by scholarship holders of the Scientific Initiation Program of the Federal University of Paraíba, in municipal public schools in João Pessoa-PB. The data were analyzed through the lens of Faiclough's Critical Discourse Analysis (2016) and they dialogued with the studies of Junqueira (2009; 2012), Louro (2000; 2003), Silva (2016), Natividade and Oliveira (2009), among others who discuss and study topics related to the LGBTI + population in general, specifically, in education and, in particular, in EJA. The results stated that the inclusion of the LGBTI + population in the modality on screen is still challenging for the school, especially because it is a theme full of prejudice and resistance on the part of the conservative society and that reverberates in the school space of EJA. We conclude that this discussion requires investment in the teacher training process (initial and continuous) and inclusion of themes related to the LGBTI + issues in the school curriculum of EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 247
- pdf downloads: 267