Corpo, gênero e beleza na educação infantil: olhares e falas docentes
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a ação docente na Educação Infantil, ressaltando o corpo, gênero e beleza. Através das falas das educadoras, foi possível perceber estes temas em suas ações pedagógicas. O objetivo é problematizar e refletir sobre estes conceitos na escola, para o modo como as docentes vivenciam e interpretam relações e práticas diante da diversidade corporal e estética, evidenciadas pelas crianças. A base teórica são estudos culturais e de gênero. Esta pesquisa qualitativa, como estudo de caso, traz observações diretas e entrevistas com seis professoras de uma Instituição pública de Educação Infantil de um município do Estado do Paraná. Os resultados revelaram discriminação e preconceito, com base na associação entre corpo, gênero e beleza, discussão fundamental para assumir o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e eduque para a reflexividade.
Abstract
This article presents a discussion on the teaching action in Early Childhood Education, highlighting the body, gender and beauty. Through the speeches of the educators, it was possible to perceive these themes in their pedagogical actions. The objective is to problematize and reflect on these concepts at school, for the way teachers experience and interpret relationships and practices in the face of corporal and aesthetic diversity, evidenced by children. The theoretical basis is cultural and gender studies. This qualitative research, as a case study, brings direct observations and interviews with six teachers from a public institution of Early Childhood Education in a municipality in the State of Paraná. The results revealed discrimination and prejudice, based on the association between body, gender and beauty, a fundamental discussion to assume the commitment to an education that values diversity and educates for reflexivity.
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