Corpo, gênero e beleza na educação infantil: olhares e falas docentes

Autores

  • Raimunda Abou Gebran ragebran@hotmail.com
    Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Narda Helena Jorosky hjorosky@hotmail.com
    Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos https://orcid.org/0000-0001-9598-2876
  • Maria de Fátima Salum Moreira fatisalum@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação da FCT – UNESP, de Presidente Prudente – SP. https://orcid.org/0000-0002-4285-7358

Resumo

 

Este artigo apresenta uma discussão sobre a ação docente na Educação Infantil, ressaltando o corpo, gênero e beleza. Através das falas das educadoras, foi possível perceber estes temas em suas ações pedagógicas. O objetivo é problematizar e refletir sobre estes conceitos na escola, para o modo como as docentes vivenciam e interpretam relações e práticas diante da diversidade corporal e estética, evidenciadas pelas crianças. A base teórica são estudos culturais e de gênero. Esta pesquisa qualitativa, como estudo de caso, traz observações diretas e entrevistas com seis professoras de uma Instituição pública de Educação Infantil de um município do Estado do Paraná. Os resultados revelaram discriminação e preconceito, com base na associação entre corpo, gênero e beleza, discussão fundamental para assumir o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e eduque para a reflexividade.

Abstract

This article presents a discussion on the teaching action in Early Childhood Education, highlighting the body, gender and beauty. Through the speeches of the educators, it was possible to perceive these themes in their pedagogical actions. The objective is to problematize and reflect on these concepts at school, for the way teachers experience and interpret relationships and practices in the face of corporal and aesthetic diversity, evidenced by children. The theoretical basis is cultural and gender studies. This qualitative research, as a case study, brings direct observations and interviews with six teachers from a public institution of Early Childhood Education in a municipality in the State of Paraná. The results revealed discrimination and prejudice, based on the association between body, gender and beauty, a fundamental discussion to assume the commitment to an education that values diversity and educates for reflexivity.

 

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Biografia do Autor

Raimunda Abou Gebran, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista e coordenador pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.

Narda Helena Jorosky, Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos

Possui Mestrado em Educação pela UNOESTE - Presidente Prudente (2016), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2007), bacharelado em Educação Físca (2011) e Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Atualmente é 20 horas semanais da Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro. Como docente das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) tem 8 horas semanais atuando no curso de Artes Visuais e Pedagogia nas disciplinas de Dança, Didática, Corpo e Movimento, Recreação e Atividades Lúdicas, Linguagens Artísticas.Tem experiência na área de Arte e Educação, com ênfase em Dança, corpo, movimento além das áreas de psicomotricidade, jogos e brincadeiras e infância. Atualmente pesquisa as relações de gênero, cultura visual e as representações de corpo na infância com base nos estudos culturais e da sociologia da Infância vinculados também à formação de professores.

Maria de Fátima Salum Moreira , Programa de Pós-Graduação da FCT – UNESP, de Presidente Prudente – SP.

Professora assistente doutora, aposentada pela UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia.em Presidente Prudente. Atuou no Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Assis, 1984), Mestrado em História, Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Assis, 1989) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, FFLCH, 1999). Fez Pós Doutoramento em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Integrou os Grupos de Pesquisa EDGeS, da FEUSP e "Instituição Educaiconal: gestão e organização", da UNOESTE. Foi professora efetiva no Departamento de História da UEM - Universidade Estadual de Maringá e na Pós-Graduação em Educação da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Seus estudos tem ênfase em Educação escolar, Cultura e Desigualdades Sociais. Atua nos seguintes temas: identidades e diferenças, desigualdades de gênero, sexualidade, raça e classe social.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

GEBRAN, R. A.; JOROSKY, N. H.; SALUM MOREIRA , M. de F. Corpo, gênero e beleza na educação infantil: olhares e falas docentes. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3498. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos