Helena Antipoff: ciência, compromisso social e solidariedade sem fronteiras

Autores

  • Ana Raquel de Oliveira França a.raquelf@uol.com.br
    UFPB
  • Luiz Gonzaga Gonçalves luggoncalves@uol.com.br
    UFPB

Resumo

Este artigo tem o objetivo de revisitar as contribuições de Helena Antipoff (1892-1974) para a Educação brasileira. No final dos anos 20, Antipoff chegou ao Brasil contribuindo com conhecimento trazido de grandes centros de pesquisa na época, como França, Suíça e da sua experiência na sua terra natal, a União Soviética. Constatou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir dos escritos de H. Antipoff (1975,1992), Campos (1992, 2001, 2002, 2003, 2010) e de Daniel Antipoff (1975), que a psicóloga, naturalizada brasileira, dedicou toda sua vida para o compromisso com a infância e adolescência brasileira, trazendo contribuições principalmente na área de formação de professores, para o direito da criança e também para a educação rural, deixando um legado teórico e prático na área da educação, psicologia e direitos humanos.
Palavras-chave: Aprendizagem. Psicologia da Educação. Pesquisa.

Helena Antipoff: science, social commitment and solidarity without frontiers

Abstract
This article has the objective of revisiting the contributions of Helena Antipoff (1892-1974) to the Brazilian Education. At the end of the 1920s, Antipoff came to Brazil contributing with knowledge brought from major research centers at the time, such as France, Switzerland and her experience in her homeland, Soviet Union. It was found, through bibliographic research from the written production of H. Antipoff (1975, 1992), Campos (1992, 2001, 2002, 2003, 2010) and Daniel Antipoff (1975), that this Brazilian naturalized psychologist, dedicated her entire life to the commitment to Brazilian childhood and adolescence, bringing contributions mainly in the area teacher training, child rights and rural education, leaving a theoretical and practical legacy in the areas of education, psychology and human rights.
Keywords: Learning. Psycology of education. Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel de Oliveira França, UFPB

Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III; nas área de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Psicologia da Educação; Mestra em Educação na linha de pesquisa de ‘Processos de Ensino-aprendizagem’, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016); estuda jogo e cognição, processos de ensino-aprendizagem; especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2000) e Psicologia Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2002), com licenciatura e graduação em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1989 e 1990). E-mail: a.raquelf@uol.com.br

Luiz Gonzaga Gonçalves, UFPB

Professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nas disciplinas Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação e Fundamentos Antropofilosóficos da Educação; atua na Pós-graduação em Educação, no campo da educação popular, da educação de jovens e adultos, dos saberes populares e da aprendizagem para além do espaço escolar; é pós-doutor em Educação pela UNISINOS; mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995); doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e graduado em Filosofia e em Pedagogia pela UNISAL, Unidade do Vale do Paraíba (1977). E-mail: luggoncalves@uol.com.br

"

Downloads

Publicado

03/11/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 267
  • PDF downloads: 229

Como Citar

FRANÇA, A. R. de O.; GONÇALVES, L. G. Helena Antipoff: ciência, compromisso social e solidariedade sem fronteiras. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 121–143, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1895. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos