Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física

Autores

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira stephanie_ce@hotmail.com
    UFRN.
  • Daniel Pinto Gomes danielpintogomes@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • Klertianny Teixeira do Carmo danielpintogomes@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará-UFC.

Resumo

Apresenta questões sociofilosóficas centrais sobre a existência incorporada, com o objetivo de ampliar o debate acerca da Epistemologia sul-corpórea, que se mostra como uma nova configuração epistêmica do corpo para a área da Educação Física. Realiza revisão bibliográfica em Boaventura de Sousa Santos e na perspectiva teórica da Modernidade/Colonialidade, com vistas a uma educação decolonial.Reflete concepções sobre corporeidade frente a necessidade de avançar na decolonização do imaginário corporal.Como resultados, aponta os desafios de (re)pensar outros horizontes do corpo por meio de uma pedagogia decolonial.

Palavras-chave: Corpo. Epistemologia sul-corpórea. Pedagogia decolonial.

"

Epistemología sur-corpórea: por una pedagogía decolonial en educación física

"

Abstract

The study presents central socio-philosophical questions about the incorporated existence, with the objective of expanding the debate regarding the South Corporeal Epistemology, which shows itself as a new epistemic configuration of the body for the Physical Education field. It carries out a bibliographical review in Boaventura de Sousa Santos and in the theoretical perspective of Modernity/Coloniality, aiming an decolonial education. It discusses concepts of corporeity facing the need to advance in the decolonization of the bodily imaginary. As a result, it points the challenges of (re)thinking other horizons of the body through a decolonial pedagogy.

Keywords: Body. South Corporeal Epistemology. Decolonial Pedagogy

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, UFRN.

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, na linha de estudos sócio filosóficos sobre o corpo e o movimento humano. Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Gestão desportiva e de lazer pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, campus Fortaleza. Especialista em Arte-Educação e cultura Popular e Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Docente do IFCE-campus Morada Nova. Líder do Corponexões: grupo de pesquisa em corpo, cultura e sociedade.

Daniel Pinto Gomes, Universidade Federal do Ceará-UFC.

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFCE campus Fortaleza. Doutorando do programa de Pós-graduação em Educação brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Educação brasileira pela UFC. Especialista em Cultura Folclórica aplicada pelo IFCE. Graduado em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Líder do grupo de pesquisa Educação Física, esporte e lazer do IFCE- campus Canindé.

Klertianny Teixeira do Carmo, Universidade Federal do Ceará-UFC.

Mestranda do programa de Pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) - UFC. Participante do Grupo de Pesquisa Saberes em ação - UFC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular (GEAD) - UFC.

Downloads

Publicado

20/01/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1194
  • PDF downloads: 656

Como Citar

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P.; CARMO, K. T. do. Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física. Revista Cocar, [S. l.], n. 4, p. 93–117, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1550. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)