Crise estrutural do capital e Educação Física: embates sobre a formação docente

Structural crisis of capital and Physical Education: clashes over teacher training

Autores

Palavras-chave:

Crise estrutural do capital, Educação Física, Formação docente

Resumo

Objetivamos identificar os embates teóricos em torno da formação de professores de Educação Física mediante a Resolução CFE n.º 03/1987 e a Resolução CNE/CES nº 07/2004, considerando o contexto de Crise estrutural do capital como pano de fundo desse processo. Para isso, os aspectos metodológicos deste estudo deram-se a partir do Materialismo Histórico-Dialético, sendo uma pesquisa de natureza interpretativa a partir de autores que fundamentassem a discussão com relação as resoluções citadas. Como resultado, identificamos conflitos em torno de uma formação dividida (Bacharelado e Licenciatura) e/ou ampliação da Educação Física. Deste modo, de um lado, temos o sistema Confef/Crefs que defende a formação fragmentada, atendendo as demandas da Crise estrutural do capital. Do outro, temos os professores e pesquisadores da área que defendem uma formação ampliada, assim como a superação efetiva de tal crise. Apesar desse embate, tem predominado a concepção de uma formação fragmentada nas resoluções.

Palavras-chave: Crise estrutural do capital; Educação Física; Formação docente.

 

Abstract

Our aim was to identify the theoretical clashes surrounding the training of Physical Education teachers through CFE Resolution 03/1987 and CNE/CES Resolution 07/2004, considering the context of capital's structural crisis as the backdrop to this process. To this end, the methodological aspects of this study were based on Historical-Dialectical Materialism, the research was interpretative in nature, based on authors who substantiated the discussion in relation to the aforementioned resolutions. As a result, we identified conflicts around a divided education (Bachelor's and Licentiate's degrees) and/or the expansion of Physical Education. On the one hand, we have the Confef/Cref system, which defends fragmented training, meeting the demands of the structural crisis of capital. On the other, we have the teachers and researchers in the field who advocate a broader education, as well as effectively overcoming this crisis. Despite this clash, the concept of fragmented training has predominated in the resolutions.

Keywords: Structural crisis of capital; Physical education; Teacher training.

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Biografia do Autor

Francisco Eraldo da Silva Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pernambuco (IFPE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pernambuco (IFPE). Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

E-mail: eraldomaiaprof@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0295-5989

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Pedagogia pela UECE. e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Professor Adjunto da UECE.

E-mail: sirnetodh@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4334-1916

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

E-mail: stephanie_ce@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3042-538X

 

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

MAIA, F. E. da S.; SILVA, S. V. da; PEREIRA, A. S. M. Crise estrutural do capital e Educação Física: embates sobre a formação docente: Structural crisis of capital and Physical Education: clashes over teacher training. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7487. Acesso em: 22 dez. 2024.