Crise estrutural do capital e Educação Física: embates sobre a formação docente
Structural crisis of capital and Physical Education: clashes over teacher training
Palavras-chave:
Crise estrutural do capital, Educação Física, Formação docenteResumo
Objetivamos identificar os embates teóricos em torno da formação de professores de Educação Física mediante a Resolução CFE n.º 03/1987 e a Resolução CNE/CES nº 07/2004, considerando o contexto de Crise estrutural do capital como pano de fundo desse processo. Para isso, os aspectos metodológicos deste estudo deram-se a partir do Materialismo Histórico-Dialético, sendo uma pesquisa de natureza interpretativa a partir de autores que fundamentassem a discussão com relação as resoluções citadas. Como resultado, identificamos conflitos em torno de uma formação dividida (Bacharelado e Licenciatura) e/ou ampliação da Educação Física. Deste modo, de um lado, temos o sistema Confef/Crefs que defende a formação fragmentada, atendendo as demandas da Crise estrutural do capital. Do outro, temos os professores e pesquisadores da área que defendem uma formação ampliada, assim como a superação efetiva de tal crise. Apesar desse embate, tem predominado a concepção de uma formação fragmentada nas resoluções.
Palavras-chave: Crise estrutural do capital; Educação Física; Formação docente.
Abstract
Our aim was to identify the theoretical clashes surrounding the training of Physical Education teachers through CFE Resolution 03/1987 and CNE/CES Resolution 07/2004, considering the context of capital's structural crisis as the backdrop to this process. To this end, the methodological aspects of this study were based on Historical-Dialectical Materialism, the research was interpretative in nature, based on authors who substantiated the discussion in relation to the aforementioned resolutions. As a result, we identified conflicts around a divided education (Bachelor's and Licentiate's degrees) and/or the expansion of Physical Education. On the one hand, we have the Confef/Cref system, which defends fragmented training, meeting the demands of the structural crisis of capital. On the other, we have the teachers and researchers in the field who advocate a broader education, as well as effectively overcoming this crisis. Despite this clash, the concept of fragmented training has predominated in the resolutions.
Keywords: Structural crisis of capital; Physical education; Teacher training.
Downloads
Referências
ANTUNES, Jadir. Da possibilidade à realidade: o desenvolvimento dialético das crises em o capital de Marx. 2005. Tese de doutorado (Doutorado). Instituto de filosofia e ciências humanas - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
BRASIL. CNE/CP n.º 7, de 18 de Março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Conselho nacional de Educação, 2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72004.pdf?qu ery=PLENA. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Lei 13.415/2016. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRASIL. Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa civil, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.
CARMO, Francisca Maurilene do. Crise do Capital e discurso da quaçificação: implicações no contexto da escola. Cadernos cemarx, São Paulo, n. 2, 2005.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 03/87. Ministério da Educação: Brasília, 1987. Resolução CFE n.º 03/1987.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 01 ago. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1042 41-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 ago. 2020.
DIAS, Fernanda Braga Magalhães. A Fragmentação da Formação de Professores De Educação Física: Minimização da Formação Sob a Ordem ao Capital. 2011. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação - Linha Trabalho e Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
GOMES, Valdermarin Coelho. Formação de professores no contexto da crise estrutural do capital. 2006. Dissertação (mestrado em educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wpcontent/uploads/sites/29/2019/06/Dissertac%CC%A7a%CC%83o-Valdemarin.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.
KUNZ, Elenor et al,. Novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em educação física: justificativas, proposições, argumentações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 20, n. 1, p.37-47, set., 1998.
MAIA, Francisco Eraldo da Silva; PEIXOTO, Valeria de Sales; SILVA, Sirneto Vicente da; SANTIAGO, Joselita da Silva; CARMO, Francisca Maurilene do. As novas diretrizes para a formação dos professores de Educação Física frente a Crise estrutural do capital. In: XIV Encontros Universitários da UFC. v. 6 n. 3 (2021): XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75111. Acesso em: 16 ago. 2022.
MARX, Karl. O capital I. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MUNHÓZ, T. C. D. A.; OLIVEIRA, R. O. Regulamentação da profissão: a luta contra o capital. In: VIII Seminário do trabalho: Trabalho e Políticas Sociais no Século XXI, Marília, [S/v], [S/n], 2012.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. A tendência crítico-superadora como sobrevelação na Educação Física para o atual momento político brasileiro: dilemas e reflexões. In: Brito Neto, Anibal; Brito, Eliane Aguiar. (Org.). Pedagogia da Cultura Corporal: política, formação e prática pedagógica. 1ed.Belém: UEPA, 2019, v. 4, p. 7-24.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; MAIA, Francisco Eraldo da Silva; SANTIAGO, Joselita da Silva; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. Pandemia e política adoecida: uma análise na Educação Física sob a ótica da pedagogia Crítico-Superadora. In: Emerson Duarte Monte; Marcos Renan Freitas de Oliveira. (Org.). Ensino e didática de perspectiva crítica na educação física e no esporte. 1ed.Belém: Editora da UEPA, 2020, v. 5, p. 38-62.
PERGHER, Eduardo Göttems; GYSI, Luciano Piazzetta; SILVEIRA, Pedro da Silva; FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst; SILVA, Guilherme Gil da; BRAUNER, Mario Roberto Generosi. Movimento nacional contra a regulamentação do profissional de Educação Física: resistência contra a ofensiva neoliberal aos trabalhadores. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina "Trabalhadore(a)s em movimento: constituição de um novo proletariado?" Londrina, 2008.
QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A formação do professor de Educação Física e as novas diretrizes curriculares frente aos avanços do capital. Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 26, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/680. Acesso em: 30 jun. 2021.
RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; CARMO, Francisca Maurilene. O currículo dos cursos de pedagogia: indicadores e tendências. Cadernos de pesquisa, v. 25, n. 4 p. 53-69, 2018.
SANTANA, Matheus Lima de; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Formação e atuação de professores de educação física em diferentes campos de trabalho: nexos e relações. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 35-40, mai./ago. 2021.
SILVA, Osni. O. N. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: diferenças e semelhanças. Revista espaço acadêmico, Paraná, v. 11, n.124, 2011.
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUSA JÚNIOR, Justino. Politecnia e onilateralidade em Marx. Trabalho e educação, Belo Horizonte, v.5, n.5, 1999.
SOUSA SOBRINHO, José Pereira de Sousa. Formação em Educação Física: uma análise à luz da centralidade do trabalho. 2009. 231f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A Formação de professores de Educação Física e a licenciatura ampliada. In: Semana De Educação Física/UFMS, 17., 2012, Campo Grande (MS); Jornada de iniciação cientifica do curso de educação física/UFMS, Campo Grande, 2012.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza; LUZ, Sidnéia Flores. Crise conjuntural e estrutural do capitalismo: luta pela base nacional comum na formação de professores ANFOPE. Revista práxis educacional. v. 17, n.46, p. 105-126, 2021.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 214
- pdf downloads: 89