O uso da tecnologia sob o alinhamento do Estado e da gestão pública para o atendimento da lógica mercantil
The use of technology under the alignment of the State and public management to meet the commercial logic
Palavras-chave:
Escola básica, Parcerias Público-privadasResumo
Este artigo analisa a ação das redes de ensino que usam a tecnologia a serviço da lógica mercantil na realidade da escola básica paraense. A problematização se volta para a utilização da tecnologia como mecanismo de fortalecimento das redes de relações público-privadas na estrutura do Estado, intensificadas nos últimos anos a partir do estímulo da globalização. O objetivo é analisar o uso da tecnologia sob o alinhamento do Estado e da gestão pública para o atendimento da lógica mercantil. Por meio da pesquisa bibliográfica, debate-se a relação público-privada na gestão pública, questionando as formas como o Estado, ao articular-se na forma de redes, tem sido influenciado por grupos privados que veem a educação como área de destaque para executar suas ações, grupos estes que têm empregado a tecnologia como seu contributo. Com a utilização da pesquisa documental, o foco recai sobre a estratégia dessa natureza na administração pública paraense, denominada de Sistema Educacional Interativo do Estado do Pará (SEI). Pelo discurso da universalização e qualidade da educação, o SEI é apresentado como recurso “salvacionista”, capaz de promover melhorias na educação do campo, com o Ensino Médio mediado por tecnologia.Palavras-chave: Escola básica; Público-privado na gestão pública; Sistema Educacional Interativo (SEI).
Abstract This article analyzes the actions of education networks that use technology in the reality of basic schools in Pará in the service of mercantile logic. The problematization turns to the use of technology as a mechanism for strengthening the networks of public-private relations in the structure of the state, intensified in recent years by the stimulus of globalization, with the aim of analyzing the use of technology under the alignment of the state and public management to serve the mercantile logic. Through bibliographical research, it provokes debate on the public-private relationship in public management, questioning the ways in which the state, articulating itself in the form of networks, has been influenced by private groups that see education as a key area to carry out their actions, using technology as a contribution. Using documentary research, we focused on a strategy of this nature in Pará's public administration, called the Interactive Educational System of the State of Pará (SEI). Through the discourse of universalization and quality of education, SEI is presented as a “salvationist” resource to promote improvements in rural education, with technology-mediated secondary education. Keywords: Basic school; Private and public in public management; Interactive Educational System (SEI).
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