Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Avanços, Desafios e Perspectivas para uma Formação Emancipatória
Training of Teachers in Youth and Adult Education: Advances, Challenges and Perspectives for Emancipatory Trainin
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as perspectivas e desafios relacionados à formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo, de abordagem qualitativa, apoia-se na análise bibliográfica, incluindo as contribuições de Arroyo (2006), Garcia (2009), Imbernón (2009), Nóvoa (2007, 2023), Freire (1996) e Giovanetti (2005). Com base nessa literatura, o artigo analisa os desafios da formação de professores, em especial na área de Educação de jovens e adultos, e indica a relevância da formação como um processo de desenvolvimento profissional contínuo em colaboração com universidades, sistemas de ensino, escolas e professores da educação básica.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Professores; Educação de Jovens e Adultos; Desafios e Perspectivas.
Abstract
This article aims to discuss the perspectives and challenges related to the training of teachers in Youth and Adult Education (EJA). The study, which uses a qualitative approach, is based on bibliographic analysis, including the contributions of Arroyo (2006), Garcia(2009), Imbernón (2009), Nóvoa (2007, 2023), Freire (1996) and Giovanetti (2005). Based on this literature, the article analyzes the challenges of teacher training, especially in the area of Youth and Adult Education, and indicates the relevante of training as a processo f continuous professional development in collaboration with universities, education systems, schools and basic education teachers.
Keywords: Professional development; Teachers; Youth and Adult Education; Challenges and Perspectives.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leoncio Jose Gomes; GIOVANETTI, Maria Amelia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.19-50.
ARROYO, Miguel González. Formar educadores e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leoncio (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autentica/ SECAD-MEC/Unesco, 2006.p. 17-32. 296p. I Seminário. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da Formação de Professores: trajetórias e
tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação Pesquisa, São Paulo, n.3, p.609-625, jul./set. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo– Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.
GIOVANETTI, Maria Amelia C. A Formação de educadores da EJA: o legado da educação popular. In: SOARES, Leoncio Jose Gomes; GIOVANETTI, Maria Amelia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.243-254.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: Novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
LOCH, Jussara Margareth de Paula (org.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA. Porto Alegre: Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: ago. 2024.
MACHADO, Maria Margarida (Org.). Os desafios políticos e pedagógicos da Formação de Educadores de EJA no Brasil. II Seminário Nacional. Org.: Brasília: SECAD/MEC/ Unesco, 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: ago. 2024.
NÓVOA, Antônio (org.). Vida de Professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2007.
NÓVOA, Antônio. Professores: libertar o futuro. 1. ed. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.
PENA, Vitoria M. V. G.; SOARES, Leoncio. Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos en Brasil: análisis y perspectivas desde los Seminarios Nacionales. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, 2022.
PORCARO, Rosa Cristina. A formação do educador de jovens e adultos no Brasil e os desafios da construção de sua identidade docente. In: LOCH, Jussara; FERRER, Everton (org.). III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA. Porto Alegre: Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011. p.33-41. Disponível em http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: ago.2024.




















