Percursos e desafios de educandos da educação popular em tempos de pandemia

Pathways and challenges of popular education students in pandemic times

Autores

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, educação popular, Covid-19

Resumo

Este artigo apresenta experiência desenvolvida entre movimento popular e a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília no Distrito Federal –Brasil, durante o contexto pandêmico. O texto visa a identificar os desafios vivenciados por educandos (as) para levarem adiante o direito à aprendizagem e à vida, em um cenário de ensino remoto e isolamento social. Para tanto, o texto dialoga com as contribuições de Paulo Freire, com a teoria crítica formulada por Walter Benjamim e com autores da área de Educação de Jovens e Adultos. O estudo de natureza qualitativa contempla análise de entrevistas e questionário realizada com alfabetizandos da educação popular. O artigo aponta desafios enfrentados por estes sujeitos e indica a educação popular como lócus de resistência e de superação de situações-limites, por meio da criação de inéditos viáveis em tempos incertos.

Palavras-chave: Educação de jovens e Adultos, Educação Popular, Covid-19

 

Abstract:

This article presents the experience carried out between popular movement and the Education College of the University of Brasília in the Federal District – Brazil, during the pandemic. The article aims to identify the challenges faced by students to carry on the right to learning and life, in a context of remote teaching and social isolation. With that in mind, the text dialogues with the contributions of Paulo Freire, the critical theory formulated by Walter Benjamin, and with authors in the field of adult and youth education. The qualitative study includes analysis of interviews and a questionnaire carried out with adult literacy students from popular education. The article highlights the challenges faced by these subjects and indicates popular education as a locus of resistance, enabling the overcoming of limiting situations due to the creation of untested feasibility in uncertain times.

Keywords: Adult and Youth Education, Popular Education, Covid-19

 

             

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Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Pós-doutorado na Universida Playa Ancha, Chile. Coordenadora do Grupo Esperançar: Estudos e pesquisas em educação popular, educação de jovens e adultos e suas diversidades. Email: mariaclarissev@gmail.com   Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-5924-0488

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

VIEIRA, M. C. Percursos e desafios de educandos da educação popular em tempos de pandemia : Pathways and challenges of popular education students in pandemic times. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8590. Acesso em: 18 dez. 2024.