Metodologia Callejera no ensino de esportes alternativos: uma experiência no estágio supervisionado em Educação Física no Chile

Callejera Methodology in the teaching of alternative sports: an experience in the practicum in Physical Education in Chile

Authors

Abstract

A pesquisa analisou o uso da metodologia Callejera em práticas pedagógicas de futuros/as professores/as de Educação Física durante o estágio supervisionado no Chile, com foco em sua aplicação no contexto escolar, destacando aspectos como inclusão, convivência escolar e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Por meio de um estudo qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco acadêmicos/as de Pedagogia em Educação Física e análise textual discursiva, constatou-se o fortalecimento da inclusão de estudantes com necessidades específicas, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a criação de um ambiente escolar mais participativo. Assim, a pesquisa consolidou a metodologia Callejera como estratégia pedagógica eficaz, ampliando discussões sobre inclusão, equidade e sua aplicação em diferentes realidades culturais.

Palavras-chave: Metodologia Callejera; Estágio Supervisionado; Ensino.

 

Abstract

The research analyzed the use of the Callejera methodology in pedagogical practices of the future Physical Education teachers during the supervised internship in Chile, focusing on its application in the school context, highlighting aspects such as inclusion, school coexistence and development of social and emotional skills. Through a qualitative study, of the pedagogical intervention approach, semi-structured interviews were conducted with five Pedagogy in Physical Education students and discursive textual analysis, it was found the strengthening of the inclusion of students with specific needs, the development of interpersonal skills and the creation of a more participatory school environment. Thus, the research consolidated the Callejera methodology as an effective pedagogical strategy, expanding discussions on inclusion, equity and its application in different cultural realities.

Keywords: Callejera Methodology; Practicum; Teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudionor Nunes Cavalheiro, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutorando em Ensino pela UNIVATES. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar). Atualmente é docente de Educação Física do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Primavera do Leste.

Ricardo Souza de Carvalho, Universidad Católica del Maule - UCM

Doutor em Educação pela Universidad Academia del Humanismo Cristiano, Santiago do Chile. Docente do Departamento de Ciencias de la Actividad Física da Universidad Católica del Maule, Talca, no Chile. É integrante do Grupo de Estudos em Educação, Atividade Física e Saúde (GEEAFYS) da UCM e vice-líder do ProFut-UFSCar.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade Vale do Taquari - UNIVATES

Doutor em Ciências, Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, educação ambiental, ensino e tecnologias digitais.

References

AINSCOW, Mel. Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, v. 6, n. 1, p. 7–16, 2020.

APELANZ, Ildefonso. Movimiento Fútbol Callejero y las ligas COED en Estados Unidos. Revista ConEfecto, p. 1–8, 2016.

ARTAVIA-LORÍA, Roberto. Defensores del Chaco: o futuro construído por todos. Santiago: Viva Trust, 2008.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Formação docente: por uma atuação humanística na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

BELMONTE, Maurício Mendes. Fútbol Callejero: processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente. 2019. 524f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BETTI, Mauro. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, p. 183–197, 2005.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BOLÍVAR, Antonio. Equidad educativa y teorías de la justicia. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 3, n. 2, p. 42–69, 2005.

CASTILLO-RETAMAL, Franklin; FLORES-FERRO, Elizabeth; GONZÁLEZ-VALENCIA, Cynthia; MATUS-CASTILLO, Carlos; MAUREIRA-CID, Fernando; CÁRCAMO-OYARZÚN, Jaime; GAMBOA-JIMÉNEZ, Rodrigo; PACHECO-CARILLO, Jaime; MERELLANO-NAVARRO, Eugenio. Violencia en el territorio escolar: percepción del profesorado chileno de Educación Física en formación respecto a su preparación académica. Retos, v. 51, p. 1510–1517, 2023.

CASTRO, Ligia Estronioli. A construção de valores orientada pela metodologia Callejera na Educação Física Escolar. 2018. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; MARCELINO, Valéria Souza De; NEUENFELDT, Derli Juliano. Fútbol Callejero como estratégia metodológica para a formação humana: um estudo de revisão bibliográfica. Revista Cocar, Belém, v. 21, n. 39, p. 1–20, 2024.

COON, Jeremy; DURBIN, Paula. Fútbol Callejero y cambio en el conurbado de Buenos Aires. Desarrollo de Base. Revista de la Fundación Interamericana, v. 34, p. 11–21, 2013.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca De; Dariz, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, v. 45, p. 57–67, 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 73. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

LAZZARIN, Luís Fernando. Pesquisa em educação. ed. Santa Maria: UFSM/NTE/UAB, 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

NARCISO, Rodi; OLIVEIRA, Fabiana Conceição Nunes de; ALVES, Daiane de Lourdes; MAIA, Mirian Abreu dos Santos; REZENDE, Guelly Urzêda de Mello. Inclusão escolar: desafios e perspectivas para uma educação mais equitativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 8, p. 713–728, 2024.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13–33.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ROSSINI, Luciano; SERRANI, Esteban; WEIBEL, Matias; WAINFELD, Manuel. Fútbol Callejero: juventud, liderazgo y participación-trayectorias juveniles em organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires: FUDE, 2012.

SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Formação permanente de educadores: o movimento de ação-reflexão-ação e a participação como princípios formativos fundamentais. Revista Cocar, Belém, v. 14, n. 29, p. 528–545, 2020.

SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira. Gênero, educação física escolar e pedagogia do esporte: construíndo processos educativos empoderadores. In: WENETZ, Ileana; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (org.). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. Natal: EDUFRN, 2020. v. 1, p. 47–63.

URBANETZ, Sandra Terezinha; BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Praxis Educativa, p. 1–14, 2021.

VALDIVIESO, Pablo; LEYTON, Ignacio; GONZÁLEZ, Paola; TOLEDO, Francisca. Convivencia escolar como una finalidad de la educación: Un análisis de la politica educativa chilena. Revista Enfoques Educacionales, v. 14, n. 1, p. 89–110, 2017.

VAROTTO, Nathan Raphael; GRIFONI, Tiago; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira De. Fútbol Callejero: processos educativos emergentes de uma metodologia de educação popular. In: SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de; CARVALHO, Ricardo Souza de; PRADO, Denis (org.). Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária. São Carlos: EdUFSCar, 2023. p. 331–350.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Published

19/08/2025

How to Cite

CAVALHEIRO, C. N.; CARVALHO, R. S. de; NEUENFELDT, D. J. Metodologia Callejera no ensino de esportes alternativos: uma experiência no estágio supervisionado em Educação Física no Chile: Callejera Methodology in the teaching of alternative sports: an experience in the practicum in Physical Education in Chile. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9958. Acesso em: 16 dec. 2025.