As possíveis dificuldades de aprendizagem na visão de estudantes

Possible learning difficulties from the perspective of students

Authors

Abstract

 

Este estudo objetivou identificar as possíveis dificuldades enfrentadas no aprendizado da Física. Especificamente, investigou-se a relação do aprendizado com seu cotidiano, a compreensão dos conceitos e sua conexão com outras ciências. Por meio de uma pesquisa exploratória, de abordagem mista, com procedimento de levantamento em campo, realizou-se uma pesquisa com 94 estudantes do ensino médio. O instrumento foi um roteiro de entrevista e um questionário socioeconômico. A coleta ocorreu em sala de aula. A partir da técnica de análise de conteúdo, os principais resultados demonstraram que os cálculos representam o maior desafio. A Matemática é a disciplina que mais gera confusão com a Física. Como conclusão, os alunos não percebem a Física como parte integrante de seu cotidiano, e a veem majoritariamente como uma disciplina relevante apenas para exames de ingresso no ensino superior.

Palavras-chave: Dificuldades; Aprendizagem; Estudantes.

 

Abstract

This study aimed to identify the possible difficulties faced in learning physics. Specifically, it was investigated the relationship of learning with their daily life, understanding of concepts and their connection with other sciences. An exploratory study with a mixed-methods approach, using a field survey procedure, was carried out with 94 high school students. The instrument was an interview script and a socioeconomic questionnaire. The data was collected in the classroom. Using the content analysis technique, the main results showed that calculations are the greatest challenge. Mathematics is the subject that generates the most confusion with Physics. As a conclusion, students do not perceive Physics as an integral part of their daily lives, and mostly see it as a relevant subject only for entrance exams in higher education.

Keywords: Difficulties; Learning; Students.

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Author Biographies

Carlos da Silva Cirino, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia, Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Araruna-PB, no curso de Licenciatura em Física. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: problemas de aprendizagem, emoções e afetos, ciberespaços e política públicas relacionadas a educação e saúde.

Francisco Daniel dos Anjos, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialista em Gestão, Coordenação e Supervisão Escolar e em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais pela Faculdade Três Marias. Atualmente desenvolve atividades de docência em Escola Pública no Município de Serra de São Bento – RN.

Giovanna Barroca Moura, Universidade Federal da Paraíba

Bacharelado em Pedagogia, Licenciatura em Psicologia e Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, formação e trabalho docente, políticas públicas relacionados a educação, ao sujeito e sociedade.

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Published

03/10/2025

How to Cite

CIRINO, C. da S.; ANJOS, F. D. dos; MOURA, G. B. As possíveis dificuldades de aprendizagem na visão de estudantes : Possible learning difficulties from the perspective of students. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9812. Acesso em: 16 dec. 2025.

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