A afetividade na aprendizagem: um estudo com estudantes universitários
Affection in learning: a study with undergraduate students
Resumo
Este estudo objetivou investigar o que os alunos expressam sobre sentimentos e emoções durante a sua formação. Especificamente, buscou compreender o que sentem em sua rotina acadêmica, como lidam com as suas emoções e quais os cuidados e tratamentos a que recorrem. Por meio de um estudo exploratório, não exaustivo, de abordagem qualitativa, com procedimento de levantamento em campo, realizou-se uma pesquisa com 40 alunos de uma universidade pública. O instrumento de coleta foi um formulário de perguntas, disponibilizado no aplicativo Google Classroom. A partir da técnica de análise de conteúdo, os principais resultados demonstraram que o contexto universitário provoca tensões e gera pressões. O excesso de atividades leva ao desgaste físico e mental. Em ocasião de sintomas emocionais, os alunos buscam isolamento. Como conclusão, observa-se que há a necessidade de uma filosofia pedagógica mais humana, interativa e integral do sujeito.
Palavras-chave: Afetividade; Aprendizagem; Estudantes.
Abstract
This study aimed to investigate what students express about feelings and emotions during their training. Specifically, it sought to understand what they feel in their academic routine, how they deal with their emotions and which care and treatments they resort to. The methodology was based on exploratory objectives, with a qualitative approach, with a field survey procedure. Participants were 40 students from a public university. The instrument consisted of a question form, available in the Google Classroom application. Based on the content analysis technique, the main results showed Echenique that the university context provokes tensions and generates pressures. Activities and their excesses lead to physical and mental exhaustion. In the event of emotional symptoms, students seek isolation. In conclusion, it is observed that there is a need for a more humane, interactive and integral pedagogical philosophy of the subject.
Keywords: Affectivity; Learning; Students.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 155
- pdf downloads: 131