A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo

Authors

  • Francisca das Chagas Lima Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão

Abstract

O presente artigo constitui parte do estudo sobre a formação continuada dos professores do Pro-Jovem Urbano. Seu objetivo foi analisar essa formação oferecida pelo Programa, visando a desvelar as concepções teórico-metodológicas que a fundamentam e suas implicações para a prática docente. Como parte da pesquisa, a observação em campo nos possibilitou compreender as orientações para a organização do trabalho pedagógico que demandam dos educadores a competência para planejarem e agirem em equipe, contextualizando os conteúdos do currículo. Os resultados da pesquisa mostraram que a troca de experiências entre os professores enriquece o processo de formação. Evidenciaram ainda que os sujeitos envolvidos na pesquisa perceberam as mudanças ocorridas durante suas trajetórias no processo de formação continuada oferecida pelo Programa.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

OLIVEIRA, F. das C. L.; MORAES, L. C. S. de. A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 33–42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/224. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos