A experiência leitora e a construção da autonomia infantil: reflexões a partir da obra Nanão

The reading experience and the construction of children’s autonomy: reflections based on the book Nanão

Authors

Keywords:

Gestos embrionários de leitura, Autonomia, Literatura Infantil

Abstract

Dada a importância da linguagem na constituição do ser humano, a literatura destaca como instrumento na formação do indivíduo enquanto ser coletivo e social. Na primeira infância o contato com o objeto livro pode promover novas necessidades e interações no processo de desenvolvimento psíquico. Assim, este estudo tem como objetivo refletir sobre as experimentações práticas com o objeto livro, a partir da obra Nanão, de Gustavo Piqueira, considerando as situações dialógicas e seu potencial para ampliar a expressividade infantil, mesmo quando manifestada por meio de gestos embrionários de leitura. O estudo destaca que ao se envolverem com narrativas literárias, as crianças não apenas interpretam símbolos, mas também ampliam sua percepção discursiva e criativa, apropriando-se de discursos e construindo suas próprias interpretações, constituindo-se como sujeitos social, cultural e autônomo.

Palavras-chave: Gestos embrionários de leitura; Autonomia; Literatura Infantil.

Abstract: Given the importance of language in the constitution of the human being, literature stands out as a key in the formation of the individual as a collective and social being. In early childhood, contact with the book as an object can nourish new needs and interactions in the process of psychic development. Thus, this study aims to reflect on practical experiences with the book, based on Nanão by Gustavo Piqueira, considering dialogical situations and their potential to enhance children's expressiveness, even when manifested through embryonic reading gestures. The study highlights that, by engaging with literature, children not only interpret symbols but also expand their discursive and criative perception, appropriating discourses and constructing their own interpretations, thus establishing themselves as social, cultural, and autonomous subjects.

Keywords: Embryonic Reading Gestures; Autonomy; Children’s Literature.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josiele Vita da Silva Tavares, Escola Municipal Pingo de Gente

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (NELLE). Exerce a função de Supervisora Pedagógica na Educação Infantil, na Escola Municipal Pingo de Gente no município de Itumirim/MG. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de leitura, literatura infantil, formação de professores e práticas de leitura. Email: Josiele.vita@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0004-5132-300X

Renata Junqueira de Souza , Universidade Federal de Alfenas

Livre-docente em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Professora Sênior no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Professora Visitante na Universidade Federal de Alfenas, MG. Tem pós-doutorados na área de Literatura e Ensino, líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário" (CNPq). Suas pesquisas abordam leitura, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura. E-mail: renta.junqueira@unesp.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2227-2544

 

References

BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global Editora, 2007.

DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar e el desarrollo psiquico. Moscú: Progresso, 1988.

GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia/SP: Ateliê, 2009.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em constituição na infância. 2016. Tese (Livre Docência em Leitura e Escrita) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; OLIVEIRA, Andreia dos Santos; Hernandes, Elianeth Dias Kanthack. Literatura infantil e humanização na pequena infância: da escuta à formação do pequeno leitor. Leitura & Literatura em Revista. V.1, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8802. Acesso em 15 mar. 2025.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Educação literária de crianças pequenininhas e pequenas?. Mesa redonda do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, UNESP, Presidente Prudente, 2 set. 2015.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. SOUZA, Renata Junqueira. Para que e por que aproximar livros e crianças pequenininhas? – A educação literária na primeira infância. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Educação, infância e formação: vicissitudes e que fazeres. Curitiba: CRV, 2014.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à efetividade. Alábe. N. 12, 2015. Disponível em: https://ojs.ual.es/ojs/index.php/alabe/article/view/7518/6146. Acesso em 06 abri. 2025.

MATOS, Gislayne Avelar; SORSY, Inno. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

MODESTO-SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias de leitura na primeiríssima infância. 2019. 279 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181338. Acesso em: 17 mar. 2025.

MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar: um manual completo para compreender e ensinar a criança desde o nascimento até os sete anos. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MUNITA, Felipe. Eu mediador (a): mediação e formação de leitores. Tradução: Dolores Prades. Solisluna Editora; São Paulo: Selo Emilia, 2024.

PALAVRA CANTADA. Sim Não. Adaptação de Estevão Marques. [S.l.]: Domínio Público, 2013 (02min:45seg) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wm7Tbs34iEM. Acesso em: 18 mar. 2025.

PIQUEIRA, Gustavo. Nanão. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, Renata Junqueira de. Gestos embrionários de leitura na Educação Infantil. São Paulo: Editora Gaivota, 2024.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas II. Madrid: Visor, 1992.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas IV. Madrid: Visor, 1996

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Published

04/09/2025

How to Cite

TAVARES, J. V. da S.; SOUZA , R. J. de. A experiência leitora e a construção da autonomia infantil: reflexões a partir da obra Nanão : The reading experience and the construction of children’s autonomy: reflections based on the book Nanão. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10747. Acesso em: 7 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)