Sentidos e significados atribuídos por professoras e gestoras ao currículo praticado de uma proposta de educação bilíngue no ensino fundamental

Senses and meanings attributed by teachers and managers to the curriculum practiced in a bilingual educational proposal in elementary school

Authors

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir sobre os sentidos e os significados atribuídos por professoras e gestoras ao currículo praticado em uma proposta de ensino bilíngue de inglês de uma escola da região nordeste de Santa Catarina. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nos estudos curriculares e na psicologia socio-histórica. De abordagem qualitativa, a produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas. Para as participantes, o currículo, baseado na abordagem comunicativa, permite o acesso a diferentes culturas e conhecimentos e contribui para a formação de um cidadão global. O programa bilíngue representa um diferencial tanto para a escola, chancelando a sua participação no mercado de escolas privadas da região, como para as famílias, que veem uma oportunidade de seus filhos ingressarem no futuro mercado de trabalho globalizado.

Palavras-chave: Currículo; Educação bilíngue; Práticas educativas.

 

 

Abstract

This article aims to discuss the senses, and the meanings awarded for managers and teachers to the curriculum of a bilingual program at a school in the northern region of Santa Catarina. The theoretical and methodological framework is based on curricular studies and socio-historical psychology assumptions. With a qualitative approach, the research included interviews for data production. The results indicate that the curriculum, based on a communicative approach, allows access to different cultures and knowledge, and contributes to the formation of a global citizen. The bilingual program serves as a distinguishing factor both for the school, reinforcing its presence in the regional private education market, and for families, who perceive it as an opportunity for their children to enter the future globalized labor market.

Keywords: Curriculum; Bilingual education; Educational practices.

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Author Biographies

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutorado em Educação - Psicologia da Educação pela PUC/SP. Mestrado em Educação pela UFPR/PR. Licenciada em Matemática pela Universidade da Região de Joinville- Univille/ SC. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE/Univille. Pesquisadora do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade (PUC/SP).

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutorado em Educação - Psicologia da Educação (PUC/SP). Mestrado em Educação (FURB/SC). Graduação em Letras - licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade da Região de Joinville (Univille/SC). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras - licenciatura na Univille. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias – GECDOTE/Univille. Pesquisadora do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade (PUC/SP).

Renata Domingues Gomes, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Mestrado em Educação pela Universidade da Região de Joinville- Univille/ SC. Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR/PR. Professora de Língua Inglesa na Educação Básica. Investiga temas relacionados ao currículo e às práticas pedagógicas na Educação Básica.

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Published

19/08/2025

How to Cite

VOIGT, J. M. R.; PESCE, M. K. de; GOMES, R. D. Sentidos e significados atribuídos por professoras e gestoras ao currículo praticado de uma proposta de educação bilíngue no ensino fundamental: Senses and meanings attributed by teachers and managers to the curriculum practiced in a bilingual educational proposal in elementary school . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10031. Acesso em: 5 dec. 2025.