Impactos da ascensão conservadora nas pesquisas sobre Educação Sexual no Ensino de Biologia: Uma meta-síntese de teses e dissertações brasileiras

Impacts of the conservative rise in research on Sexuality Education in Biology Teaching: A meta-synthesis of theses and dissertations

Autores

Resumo

A década de 2010 foi marcada por uma nova ascensão da direita conservadora brasileira. Esse cenário teve impactos na educação, como a censura à prática da Educação Sexual voltada para o respeito à diversidade e combate à intolerância. Questionou-se como esse contexto impactou na produção acadêmica sobre Educação Sexual, sobretudo no Ensino de Biologia, disciplina comumente associada à aplicação da Educação Sexual. Assim, a pesquisa objetivou analisar as teses e dissertações defendidas entre 2013 e 2023 que versaram sobre temas relacionados à gênero e sexualidade no Ensino de Biologia. Analisou-se quarenta trabalhos desenvolvidos em universidades públicas a maioria nas regiões sul e sudeste, versando por temas socioculturais e analisando as didáticas e a formação de professores. Nota-se que a maior parte da produção objetivou desconstruir os padrões conservadores de gênero e sexualidade, sendo esse o principal resultado da pesquisa, evidenciando uma contraofensiva acadêmica de docentes e pesquisadoras/es do tema.

Palavras-chave: Educação Sexual; Ensino de Biologia; Conservadorismo.

Abstract

The 2010s were marked by a new rise of the Brazilian conservative right. This scenario had impacts on education, such as censorship of the practice of Sexuality Education aimed at respecting diversity and combating intolerance. It was questioned how this context impacted academic production on Sexual Education, especially in Biology Teaching, a discipline commonly associated with the application of Sexuality Education. Thus, the research aimed to analyze the theses and dissertations defended between 2013 and 2023 that dealt with topics related to gender and sexuality in Biology Teaching. Forty works developed in public universities, most in the south and southeast regions, were analyzed, covering sociocultural themes and analyzing didactics and teacher training. It is noted that most of the production aimed to deconstruct conservative standards of gender and sexuality this being the main result of the research, evidencing an academic counteroffensive by and researchers on the subject.

Keywords: Sex Education; Teaching Biology; Conservatism.

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Biografia do Autor

Gabriel Mendes de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2013), mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - (2016) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024). Atualmente é docente do Polo Educacional Sesc (PLE) onde atua como professor de Biologia da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) e pesquisador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ - atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos em Gênero e Sexualidade na Educação e no Ensino; Estudos de Percepção Pública da Ciência; Divulgação Científica e Educação Ambiental.

Marcelo Borges Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas. Tenho experiência na área de Ensino, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Sou professor do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

MENDES DE ALMEIDA, G.; BORGES ROCHA, M. Impactos da ascensão conservadora nas pesquisas sobre Educação Sexual no Ensino de Biologia: Uma meta-síntese de teses e dissertações brasileiras: Impacts of the conservative rise in research on Sexuality Education in Biology Teaching: A meta-synthesis of theses and dissertations. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9976. Acesso em: 7 dez. 2025.