A invisibilidade das diferenças étnicas no sistema nacional de avaliação da educação básica

The invisibility of ethnic differences in the national basic education evaluation system

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, e tem como objetivo abordar a complexidade das relações interétnicas a partir da problemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica de uma escola urbana, de ensino fundamental em Mato Grosso, que atende estudantes indígenas de sete povos do Parque Indígena do Xingu. A investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio da análise documental do projeto político pedagógico da escola, dos resultados da avaliação nacional, e entrevistas semiestruturadas com os professores. A partir dos resultados, concluiu-se que, tanto a avaliação externa, imposta para todo o território nacional, quanto a interna, proposta no projeto político pedagógico, não respeitam os diferentes grupos socioculturais que compõem a comunidade escolar.

Palavras-chave: Estudantes Indígenas; Avaliação Pedagógica; Escola Urbana.

 

Abstract

This article, an excerpt from a doctoral research study, aims to address the complexity of ethnic diversity relations through the issue of the National System for the Evaluation of Basic Education in an urban elementary school in Mato Grosso, which serves Indigenous students from seven different peoples of the Xingu Indigenous Park. The study followed the principles of qualitative research, employing document analysis of the school’s political-pedagogical project, an examination of national assessment results, and semi-structured interviews with teachers. The findings indicate that both the internal assessment, as outlined in the political-pedagogical project, and the external assessment, imposed nationwide, fail to respect the diverse sociocultural groups that constitute the school community.

Keywords: Indigenous Students; Pedagogical Assessment; Urban School.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Braz Ayres, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2022), na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Docente na área de Metodologia de Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Coordenadora do projeto de pesquisa “O ensino da temática indígena na sala de aula e a percepção dos professores sobre a Lei 11.645/08”. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT).

Beleni Saléte Grando, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) em Cuiabá-Mato Grosso, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT), coordenadora do Projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola” – Rede UFMT/MEC – UFMT, Unemat, IFMT e Coordenadora do Procad-Amazônia CAPES Rede UFMT-UFPA-UFAM.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

AYRES, S. R. B.; GRANDO, B. S. A invisibilidade das diferenças étnicas no sistema nacional de avaliação da educação básica: The invisibility of ethnic differences in the national basic education evaluation system . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9972. Acesso em: 14 dez. 2025.