A Pós-Graduação em Educação no Brasil: tensões e resoluções

Brazilian Graduate studies in Education: tensions and resolutions

Autores

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Avaliação, Qualidade, Educação

Resumo

O artigo apresenta o quadro da pós-graduação em Educação no Brasil, relatando e analisando o seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos, com o intuito de demonstrar as tensões que recaíram e ainda recaem sobre a organização e o funcionamento da Área. Além disso, foram destacadas as resoluções encontradas e encaminhadas pela Área na lida com tais dilemas e, ainda, avaliado o alcance dessas ações e dos desafios que ainda perduram ou que surgiram nesta trajetória com vistas à ampliação da qualidade da pós-graduação em Educação no país.

Palavras-chave:  Pós-Graduação; Avaliação; Qualidade; Educação.

 

Abstract

The article presents the Education graduate studies framework in Brazil, reporting and analyzing its development over the last few years, with the intention to demonstrate the tensions that have and still affect this field organization and functioning. Furthermore, the resolutions found and forwarded by the Education Coordination Area in dealing with such dilemmas were highlighted, and the scope of these actions and the challenges that persist or that have emerged in this trajectory with a view to increasing the quality of graduate level in Education in the country.

Keywords: Graduate Studies; Evaluation; Quality; Education.

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Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é coordenador da Área de Educação da Capes. E-mail:  angelosou@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0246-3207

Giselle Cristina Martins Real , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente, é coordenadora adjunta da Área de Educação pelos Programas Acadêmicos da Capes. E-mail: gilsellereal@ufgd.edu.br. ORCID: 0009-0009-2649-2828

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente, é coordenador adjunto da Área de Educação pelos Programas Profissionais da Capes. E-mail: mirandanonato@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6592-3381

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Publicado

17/09/2024
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Como Citar

RICARDO DE SOUZA , Ângelo; CRISTINA MARTINS REAL , G.; MIRANDA, N. A. de. A Pós-Graduação em Educação no Brasil: tensões e resoluções: Brazilian Graduate studies in Education: tensions and resolutions. Revista Cocar, [S. l.], n. 27, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9100. Acesso em: 22 dez. 2024.

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