Vivências de práticas populares, tradicionais e integrativas em programa de extensão universitária: educação popular em saúde na curricularização da extensão

Experiences of popular, traditional and integrative practices in university extension program: popular health education in the extension curricularization

Autores

Palavras-chave:

educação popular em saúde, extensão universitária, práticas populares de saúde

Resumo

Este relato de experiência apresenta a trajetória do Programa de Extensão “Movimento e Articulação de Práticas e Educação Popular em Saúde” (MAPEPS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no percurso da curricularização da extensão com práticas populares, tradicionais e integrativas de cuidado. A experiência envolveu docentes e estudantes da área da saúde, praticantes populares e comunidades com atividades pautadas na Educação Popular em Saúde. A trajetória desenvolvida no âmbito do MAPEPS revelou-se um espaço de experimentação educativa, subjetiva e institucional e revelaram impactos significativos na formação crítica, subjetiva e coletiva, apontando potencialidades e desafios na institucionalização dessas práticas. A proposta reforça a potência de uma formação sensível, emancipadora e conectada com os territórios e saberes populares.

Palavras-chave: educação popular em saúde; extensão universitária; práticas populares de saúde

 

Abstract

This experience report presents the trajectory of the Extension Program “Movement and Articulation of Practices and Popular Education in Health” (MAPEPS), of the Federal University of São Carlos (UFSCar) in the course of curricularizing extension with popular, traditional and integrative care practices. The experience involved teachers and students in the health area, popular practitioners and communities with activities based on Popular Education in Health. The trajectory developed within the scope of MAPEPS proved to be a space for educational, subjective and institutional experimentation and revealed significant impacts on critical, subjective and collective training, pointing out potentialities and challenges in the institutionalization of these practices. The proposal reinforces the power of a sensitive, emancipatory training connected with popular territories and knowledge.

Keywords: popular education in health; university extension; popular health practices

 

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Biografia do Autor

Aline Barreto de Almeida Nordi, UFSCAR

Professora Adjunta do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Popular em Saúde". Membro do Programa de Extensão MAPEPS". Tutora do Programa de Educação Tutorial Indígena Ações em Saúde. Áreas de atuação: educação popular em saúde, práticas integrativas e complementares em saúde, saúde indígena, formação de profissionais de saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, atenção primária à saúde.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0262-9796 Email:alinenordi@ufscar.br.

 

Iraí Maria de Campos Teixeira, UFSCAR

Enfermeira, doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino - DME da UFSCar. Atua nas áreas de Educação Popular e Saúde; Práticas Sociais e Processos Educativos e Educação das Relações étnico raciais; em especial junto aos povos do campo, das águas e da floresta. Atualmente, é diretora do Colégio de Aplicação da UFSCar. Orcid:https://orcid.org/0000-0003-0307-34    Email:irai@ufscar.br

Larissa Riani Costa Tavares, UFSCAR

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é docente da UFSCar na área de saúde coletiva atuando no Departamento de Fisioterapia; no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica; na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e da Pessoa Idosa. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde (GPEPS), Grupo de Pesquisa Abordagem funcional e multiprofissional em Gerontologia, Grupo de Pesquisa REDECIN - avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e do Programa de Extensão Movimento e Articulação de Práticas e Educação Popular e Saúde (MAPEPS). Orcid:https://orcid.org/0000-0002-2474-435X Email: larissarct@ufscar.br.

 

Leandra Andréia de Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta da Área Saúde Coletiva, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde. Desenvolve trabalhos de ensino, extensão e pesquisa com Saúde Coletiva; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Educação Permanente em Saúde; Práticas Integrativas e Complementares; Políticas Públicas de Saúde no âmbito do SUS; Autocuidado; Qualidade de Vida; Integralidade; Saúde da Mulher, com ênfase no Cuidado Integral, Ciclo gravídico-puerperal e Aleitamento Materno; Educação; Metodologias Participativas; e Pesquisa Qualitativa.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7147-935X.  Email: leandra@ufscar.br.

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Publicado

27/10/2025

Como Citar

BARRETO DE ALMEIDA NORDI, A.; MARIA DE CAMPOS TEIXEIRA, I.; RIANI COSTA TAVARES, L.; ANDRÉIA DE SOUSA, L. Vivências de práticas populares, tradicionais e integrativas em programa de extensão universitária: educação popular em saúde na curricularização da extensão: Experiences of popular, traditional and integrative practices in university extension program: popular health education in the extension curricularization. Revista Cocar, [S. l.], n. 42, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10897. Acesso em: 10 dez. 2025.

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