Vivências de práticas populares, tradicionais e integrativas em programa de extensão universitária: educação popular em saúde na curricularização da extensão
Experiences of popular, traditional and integrative practices in university extension program: popular health education in the extension curricularization
Palavras-chave:
educação popular em saúde, extensão universitária, práticas populares de saúdeResumo
Este relato de experiência apresenta a trajetória do Programa de Extensão “Movimento e Articulação de Práticas e Educação Popular em Saúde” (MAPEPS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no percurso da curricularização da extensão com práticas populares, tradicionais e integrativas de cuidado. A experiência envolveu docentes e estudantes da área da saúde, praticantes populares e comunidades com atividades pautadas na Educação Popular em Saúde. A trajetória desenvolvida no âmbito do MAPEPS revelou-se um espaço de experimentação educativa, subjetiva e institucional e revelaram impactos significativos na formação crítica, subjetiva e coletiva, apontando potencialidades e desafios na institucionalização dessas práticas. A proposta reforça a potência de uma formação sensível, emancipadora e conectada com os territórios e saberes populares.
Palavras-chave: educação popular em saúde; extensão universitária; práticas populares de saúde
Abstract
This experience report presents the trajectory of the Extension Program “Movement and Articulation of Practices and Popular Education in Health” (MAPEPS), of the Federal University of São Carlos (UFSCar) in the course of curricularizing extension with popular, traditional and integrative care practices. The experience involved teachers and students in the health area, popular practitioners and communities with activities based on Popular Education in Health. The trajectory developed within the scope of MAPEPS proved to be a space for educational, subjective and institutional experimentation and revealed significant impacts on critical, subjective and collective training, pointing out potentialities and challenges in the institutionalization of these practices. The proposal reinforces the power of a sensitive, emancipatory training connected with popular territories and knowledge.
Keywords: popular education in health; university extension; popular health practices
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