A inclusão como ato político no Ensino Médio: resistências na Educação Física escolar dos Institutos Federais

Inclusion as a political act in High School: resistance in school Physical Education at Federal Institutes

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação física escolar, Ensino médio

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a influência da reforma do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física nos Institutos Federais (IFs) de diferentes regiões brasileiras e impactos à inclusão nesses espaços. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva. O instrumento utilizado para a produção das informações foi a entrevista semiestruturada, com 11 docentes de Educação Física que lecionam em escolas federais. O material empírico foi submetido a análise temática. Os resultados foram discutidos em duas categorias que abordaram os efeitos da reforma e o a resistência dos professores e professoras.

Palavras-chave: Educação profissional; educação física escolar; ensino médio.

 

Abstract

The aim of this study was to understand the influence of the High School reform on Physical Education classes at Federal Institutes in different Brazilian regions and impacts on inclusion in these spaces. This is an exploratory and descriptive research. The instrument used to produce the information was semi-structured interview, carried out with 11 Physical Education teachers who teach in federal schools. The empirical material was subjected to thematic analysis. The results were discussed in two thematic categories that dealt with the effects of the school education reform and teachers’ resistance.

Keywords: Professional education; school physical education; high school.

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Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário União das Américas e em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Professor Efetivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.  E-mail: luanjucaedf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2242-2779.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. E-mail: danieltmaldonado@yahoo.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0002-0420-6490.

 

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Publicado

10/06/2024
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Como Citar

GONÇALVES JUCÁ, L.; TEIXEIRA MALDONADO, D. A inclusão como ato político no Ensino Médio: resistências na Educação Física escolar dos Institutos Federais: Inclusion as a political act in High School: resistance in school Physical Education at Federal Institutes. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8617. Acesso em: 26 dez. 2024.

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