A inclusão como ato político no Ensino Médio: resistências na Educação Física escolar dos Institutos Federais

Inclusion as a political act in High School: resistance in school Physical Education at Federal Institutes

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação física escolar, Ensino médio

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a influência da reforma do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física nos Institutos Federais (IFs) de diferentes regiões brasileiras e impactos à inclusão nesses espaços. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva. O instrumento utilizado para a produção das informações foi a entrevista semiestruturada, com 11 docentes de Educação Física que lecionam em escolas federais. O material empírico foi submetido a análise temática. Os resultados foram discutidos em duas categorias que abordaram os efeitos da reforma e o a resistência dos professores e professoras.

Palavras-chave: Educação profissional; educação física escolar; ensino médio.

 

Abstract

The aim of this study was to understand the influence of the High School reform on Physical Education classes at Federal Institutes in different Brazilian regions and impacts on inclusion in these spaces. This is an exploratory and descriptive research. The instrument used to produce the information was semi-structured interview, carried out with 11 Physical Education teachers who teach in federal schools. The empirical material was subjected to thematic analysis. The results were discussed in two thematic categories that dealt with the effects of the school education reform and teachers’ resistance.

Keywords: Professional education; school physical education; high school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário União das Américas e em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Professor Efetivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.  E-mail: luanjucaedf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2242-2779.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. E-mail: danieltmaldonado@yahoo.com.br ORCID https://orcid.org/0000-0002-0420-6490.

 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BAGNARA, Ivan Carlos; BOSCATTO, Juliano Daniel. Educação Física no Ensino Médio Integrado: especificidade, currículo e ensino (uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conhecimentos). Ijuí: Ed. Unijuí, 2022a.

BAGNARA, Ivan Carlos; BOSCATTO, Juliano Daniel. A Educação Física no Ensino Médio Integrado a partir dos marcos legais: da negação às possibilidades. Educação em Revista, v. 38, e26736, 2022b. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/hhqPjd5Ky8gzxgzxfg9k9Gg/>. Acesso em: 16 set. 2023.

BELTRÃO, José Arlen; TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A educação física no novo ensino médio: implicações e tendências promovidas pela reforma e pela BNCC. Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 656-680, 2020. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7024>. Acesso em: 16 set. 2023.

BRACHT, Valter. A Constituição das Teorias Pedagógicas em Educação Física. Caderno Cedes, Campinas, ano XIX, n. 58, p. 69-88, 1999. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=html>. Acesso em: 16 set. 2023.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706QP063OA>. Acesso em: 16 set. 2023.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

COELHO, Márcio Cardoso; MALDONADO, Daniel Teixeira; BOSSLE, Fabiano. Professor de Educação Física (escolar) intelectual transformador: resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado. Conexões, v. 19, e021027, p. 1-23, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660399>. Acesso em: 25 set. 2023.

CORRÊA, Shirlei de Souza; THIESEN, Juares da Silva; HENTZ, Isabel Cristina. Contribuições para o estado da arte: o que apontam as pesquisas sobre a reforma do Ensino Médio? e-Curriculum, v. 20, n. 4, p. 1574-1602, 2022. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1809-38762022000401574&script=sci_arttext>. Acesso em: 25 set. 2023.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FONSECA, Michele Pereira de Souza; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luíza Mendes. Possibilidades de diversificação de conteúdos na perspectiva inclusiva: relatos de experiência na Educação Física escolar. Rio de Janeiro: Autografia, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Izis Pollyanna Teixeira Dias de; AGUIAR, Edinalva Padre. Construindo caminhos metodológicos: a abordagem qualitativa. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11325-e11325, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11325>. Acesso em: 25 set. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade, v. 32, p. 619-638, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zmF7QPkJ6yJB9wYpyHysNYD/?lang>. Acesso em: 25 set. 2023.

GARIGLIO, José Ângelo; ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares; OLIVEIRA, Cláudio Márcio. O “Novo” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 53-70, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p53>. Acesso em: 25 set. 2023.

JANUARIO, Tábata Aline; GARIGLIO, José Ângelo. Proposta de planejamento de ensino para a Educação Física no ensino médio: uma construção em diálogo com jovens de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 01-24, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/87191>. Acesso em: 25 set. 2023.

JUCÁ, Luan Gonçalves; MALDONADO, Daniel Teixeira; BARRETO, Samara Moura. Na corda bamba de sombrinha: a Educação Física no fio da história na base nacional comum curricular do ensino médio. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-17, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/93798>. Acesso em: 20 out. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Abordagem progressista na educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 3, n. 7, p. 104-118, 2022. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/358982018_ABORDAGEM_PROGRESSISTA_NA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR/link/6220c1d119d1945aced2df70/download>. Acesso em: 25 set. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira; VELLOSO, Livia Roberta da Silva; FREIRE, Elisabete dos Santos. Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Educação Física nos Institutos Federais: contradições societárias e politecnia. Revista Didática Sistêmica, v. 24, n. 2, p. 81-93, 2022. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14397>. Acesso em: 25 set. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de educação física e esporte, v. 19, n. 3, p. 183-190, 2021. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8766547>. Acesso em: 25 set. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira, NOGUEIRA, Valdilene Aline, FARIAS, Uira Siqueira. Educação Física na escola pública: professores e professoras como intelectuais transformadores de sua prática. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 2, p. 22-36, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/337815623_Educacao_Fisica_na_escola_publica_professores_e_professoras_como_intelectuais_da_sua_pratica_pedagogica>. Acesso em: 25 set. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física no Ensino Médio e a base nacional comum curricular: contextos, implicações e resistências. Revista Eletrônica Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 16, p. 70-84, 2023. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1105>. Acesso em: 20 out. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física escolar na educação profissional de nível médio: evidenciando o trabalho como princípio educativo. Cadernos de Formação RBCE, v. 13, n. 2, 2023. Disponível em: <http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2604>. Acesso em: 20 out. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Professores e Professoras progressistas do mundo uni-vos!. Curitiba: CRV, 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 49-54, 2020. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7956736>. Acesso em: 25 set. 2023.

MARTINS, Raphael Moreira; FARIAS, Alison Nascimento, ABREU, Samara Moura Barreto. Análise de livros didáticos de Educação Física do PNLD do Ensino Médio integrado: implementação de matriz de referência. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 1, n, 8, p. 56-72, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/361616181_ANALISE_DE_LIVROS_DIDATICOS_DE_EDUCACAO_FISICA_DO_PNLD_NO_ENSINO_MEDIO_INTEGRADO_IMPLEMENTACAO_DE_MATRIZ_DE_REFERENCIA. Acesso em: 25 set. 2023.

MONTIEL, Fabiana Clemente, ANDRADE, Daniele Muller. Trilhas virtuais no Ensino Médio Integrado: uma experiência pedagógica em Educação Física Escolar. In: MALDONADO, Daniel Teixeira, SILVA, Maria Eleni Henrique da, MARTINS, Rafhaell Moreira Martins, editores. Educação Física Escolar e Justiça Social: experiências curriculares na Educação Básica. Curitiba: editora CRV, 2022.

MOURA, Dante Henrique; BENACHIO, Elizeu Costacurta. Reforma do Ensino Médio: subordinação da formação da classe trabalhadora ao mercado de trabalho periférico. Trabalho Necessário, v. 19, n. 39, p. 163-187, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47479>. Acesso em: 25 set. 2023.

SÁ, Katia Regina. Currículo do Ensino Médio integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação Física. 2019. 257 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SILVA, Marlon André da; SILVA, Lisandra Oliveira; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da educação física no ensino médio técnico. Movimento, v. 22, n. 1, p. 325-336, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1153/115344155024.pdf>. Acesso em: 25 set. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 5ª edição, 2012.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

VELLOSO, Livia Roberta da Silva; MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete dos Santos. Educação física no ensino médio integrado: movimentos de resistência em tempos de currículos padronizados e políticas neoliberais. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 1, p. 8-26, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/363216166_EDUCACAO_FISICA_NO_ENSINO_MEDIO_INTEGRADO_MOVIMENTOS_DE_RESISTENCIA_EM_TEMPOS_DE_CURRICULOS_PADRONIZADOS_E_POLITICAS_NEOLIBERAIS>. Acesso em: 25 set. 2023.

VIEIRA, Luiz Renato Assunção. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: limites e possibilidades à luz da pedagogia freireana. 2020, 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

Downloads

Publicado

10/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • pdf downloads: 50

Como Citar

GONÇALVES JUCÁ, L.; TEIXEIRA MALDONADO, D. A inclusão como ato político no Ensino Médio: resistências na Educação Física escolar dos Institutos Federais: Inclusion as a political act in High School: resistance in school Physical Education at Federal Institutes. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8617. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)