PÁTRIA EDUCADORA OU PÁTRIA PANÓPTICA?
Resumo
O trabalho, de caráter teórico, reflete sobre o documento Pátria Educadora, proposta para qualificar o Ensino Básico brasileiro como obra de construção nacional. Ainda que temporariamente engavetado, o documento provocou intensa movimentação no meio acadêmico, pois surgiu pós-aprovação do PNE 2014-2024, quando o Ministério da Educação anunciava a finalização da Base Nacional Curricular. A pesquisa compila reações de educadores, especialistas e militantes, e discute a lógica empresarial na educação. Propõe uma educação emancipadora para o desenvolvimento da sociedade, levando a ser (ser feliz) e não somente ter (vencer na vida). A tarefa do Estado é o apoio e a confiança, e não o Estado de Guarnição, panóptico e auditor.
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Publicado
28/06/2016
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Como Citar
JUNG, H. S.; SUDBRACK, E. M. PÁTRIA EDUCADORA OU PÁTRIA PANÓPTICA?. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 265–286, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/795. Acesso em: 13 out. 2024.
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Seção
Artigos