“Na poesia eu posso expressar o mundo”: uma análise sobre o Projeto Literatura na Escola, assentamento Palmares II, Parauapebas (PA)

"In poetry, I can express the world": an analysis of the Literature in School Project, Palmares II Settlement, Parauapebas (PA)"

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7861

Resumo

Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito e do papel transformador que o mundo das letras desempenha em nossas vidas, o projeto “Literatura na Escola” buscou fazer com que os alunos do 2º ciclo (4º e 5º anos) do ensino fundamental da Escola Oziel Alves Pereira, município de Parauapebas (PA), produzissem poesias. O projeto foi aplicado juntamente com quatro turmas do segundo ciclo (uma do quarto ano e três do quinto). Os primeiros encontros se iniciaram no mês de março do corrente ano e foram destinados à discussão das especificidades da poesia, sua importância e estudos de autores considerados clássicos e contemporâneos. Como resultado final, um livro artesanal foi montado, englobando uma poesia, bem como desenhos de cada aluno-participante. Nos textos, os alunos versaram sobre diferentes temas de maneiras bastante criativas. Muitos demonstraram significativo talento e se forem incentivados, poderão voar ainda mais longe.

Palavras-chave: Literatura; Poesia; Educação do campo.

 

Abstract

 

Assuming that literature is a right and acknowledging the transformative role that the world of words plays in our lives, the "Literature in School" project aimed to have students from the middle grades (4th and 5th grades) of Oziel Alves Pereira School, in the municipality of Parauapebas, PA, produce poems. The project was implemented with four middle grade classes (one from fourth grade and three from fifth grade).  Initial meetings began in the month of March of the current year and were dedicated to discussing the specifics of poetry, its significance, and the study of both classic and contemporary authors. Handmades book was created for students’ final projects, encompassing one poem and drawings from each participating student. In their writings, the students creatively explored various themes. Many of them demonstrated significant talent, and with encouragement, they can soar even higher.

Keywords: Literature; Poetry; Rural Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genisson Paes Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutorando e mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Possui graduação em Ciências Sociais (UFPA) e em Pedagogia (Uninter). Atua como professor da Secretaria de Educação do município de Parauapebas (PA).

Anael Souza Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutoranda  no  Programa  de  Pós  Graduação  em  Agriculturas  Amazônicas  (PPGAA)  no Instituto   Amazônico   de   Agriculturas   Familiares   (INEAF/UFPA).   Mestre   em   agriculturas familiares e desenvolvimento sustentável.  Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2017).

Referências

BRITO, A. E. M.. Contradições entre campo e cidade em assentamentos de reforma agrária na Amazônia: Paisagem e campesinato no assentamento Palmares II - Parauapebas – PA. 2016. 67 Folhas. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará, 2016.

BORGES, L. P. C.; CASTRO, P. A. A Etnografia da escola: entrelaçando vozes, sujeitos, conhecimentos e culturas. Periferia, v. 11, n. 2, p. 404-422, 2019.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

CARVALHO, L. F. Poesia na sala de aula: as contribuições da poesia à formação do leitor literário, 2010. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT12/POESIA_ARTIGO_HUMANIDADES.pdf. Acesso em 3 out. 2022.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

GONÇALVES, M. D. L. B.. Poesia infantil: uma linguagem lúdica. In: Congresso Internacional de Leitura E Literatura Infantil e Juvenil. Anais [...]. Porto Alegre: PUC, 2008. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/CILLIJ/praticas/POESIA_INFANTIL_OK.pdf. Acesso em: 3 out. 2022.

OURIQUE, J. L. P.; SANTOS, A. M. Poesia em sala de aula. Disciplinarum Scientia. Artes, Letras e Comunicação, v. 1, n. 1, p. 99-112, 2000.

RAMALHO, C. B. A poesia é o mundo sendo: o poema na sala de aula. Revista da ANPOLL, n. 36, p. 330-370, 2014.

SILVA, E. F.; JESUS, W. G.. Como e por que trabalhar com a poesia na sala de aula. Revista Graduando, v. 2, 2011, p. 21-34.

RAMOS, G. Vidas secas. Posfácio de Hermenegildo Bastos. 120 ed. Rio de Janeiro, 2013.

TELLES, L. F. Antes do baile verde. SP: Editora Companhia das Letras, 2009.

WOORTMANN, E. F. O saber camponês: práticas ecológicas tradicionais e inovações. Diversidade do campesinato: expressões e categorias, v. 2, p. 119-129, 2009.

Downloads

Publicado

05/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 178
  • pdf downloads: 47

Como Citar

PAES CHAVES, G.; ANAEL SOUZA NASCIMENTO. “Na poesia eu posso expressar o mundo”: uma análise sobre o Projeto Literatura na Escola, assentamento Palmares II, Parauapebas (PA): "In poetry, I can express the world": an analysis of the Literature in School Project, Palmares II Settlement, Parauapebas (PA)". Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7861. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7861. Acesso em: 26 dez. 2024.