“O complexo de si”: limites e aspirações de acadêmicos do curso de Pedagogia ofertado no PA Luiz Inácio, Paragominas, Pará

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Resumo

O artigo analisa as dificuldades de uma turma de acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia com atuação no Projeto de Assentamento Luiz Inácio/PA. Fez-se um estudo de caso buscando compreender os desafios e como estes são superados pelo grupo em questão. Os resultados indicaram que os problemas vivenciados no Ensino Médio se refletem na timidez, insegurança e dificuldades na escrita desses discentes que acreditam não estar mais “no tempo” de estudar e que creem que não vão conseguir dar prosseguimento aos seus estudos. Na prática, isso revela o habitus camponês que por sua vez, manifesta a distinção da qual o grupo luta para quebrar. A possibilidade de melhorar de vida, ajudar os filhos nas atividades escolares e fazer com que estes não reproduzam o caminho percorrido pelos pais e avós, contribui para que o percurso dos estudos destes camponeses não seja interrompido.

Abstract: In this text, the main difficulties experienced by a group of undergraduate students in Pedagogy, from an Educational Center that operates in a Settlement Project in the State of Pará, are identified and analyzed. We do a case study based on interviews and direct and participant observation, seeking to understand the challenges and how they are overcome by the group of academics from the Luiz Inácio Settlement Project, in Paragominas, Pará. The results indicated that the problems experienced during high school are reflected in shyness, insecurity, in the fear of speaking in public, in difficulties in writing and in the almost inexistence of reflection and criticism on the part of those students who believe they are no longer “in time” to study and who believe that they will not be able to continue their studies. In practice, this reveals the peasant habitus which, in turn, manifests the distinction which the group struggles to break. Even so, the possibility of improving their lives, obtaining good work placements, helping their children with school activities and making sure that they do not reproduce the “path” taken by parents and grandparents, contributes to these peasants not to interrupt their studies.

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Biografia do Autor

Genisson Paes Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando e mestre no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Professor da Secretaria de Educação do município de Parauapebas. E-mail: paes.paesg@gmail.com       Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5091-9523

Fagner Freires de Sousa, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: sousa.ffreires@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7379-2078

 

Armando Diniz Guerra

Doutor em Socio Economia do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Professor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: gguerra@ufpa.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8122-1141

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Publicado

09/12/2020
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Como Citar

PAES CHAVES, G.; FREIRES DE SOUSA, F.; ARMANDO DINIZ GUERRA, G. “O complexo de si”: limites e aspirações de acadêmicos do curso de Pedagogia ofertado no PA Luiz Inácio, Paragominas, Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3693. Acesso em: 16 abr. 2024.

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Artigos