“A gente só sabe flutuar quando algo é bom”: uma análise do conto Esparadrapo, de Daniel da Rocha Leite

“Solo sabemos flotar cuando algo es bueno”: un análisis del cuento Esparadrapo, de Daniel da Rocha Leite

Autores

Resumo

Este artigo analisa o conto Esparadrapo, escrito por Daniel da Rocha Leite, e selecionado pela Lei Aldir Blanc de fomento à cultura.  Se pautando nos referenciais antropológicos e partindo do pressuposto de que histórias tem muito mais força do que a teoria (ADICHIE, 2021), acompanhamos a relação estabelecida entre a protagonista Beatriz e o personagem Bruno, buscando estabelecer correlações entre a ficção apresentada na narrativa e a realidade vivida por muitos brasileiros. Os dados sugerem que o conto em questão é uma fonte importante para educadores e pais trabalharem com o público infanto-juvenil, na medida em que permite refletir sobre situações abusivas nas relações comumente enfrentadas por crianças, jovens e adultos.

Palavras-chave: Etnografia; Literatura; Relações Sociais.

 

Resumen

Este artículo analiza el cuento Esparadrapo, escribido por Daniel da Rocha Leite, y seleccionado por la Ley Aldir Blanc para promover la cultura. Con base en referencias antropológicas y partiendo del supuesto de que los relatos tienen mucha más fuerza que la teoría (ADICHIE, 2021), seguimos la relación que se establece entre la protagonista Beatriz y el personaje Bruno, buscando establecer correlaciones entre la ficción presentada en la narración y la realidad vivida por muchos brasileños. Los datos sugieren que la historia en cuestión es una fuente importante para educadores y padres para trabajar con niños y adolescentes, ya que les permite reflexionar sobre situaciones comúnmente enfrentadas por niños, jóvenes y adultos.

Palabras llave: Etnografía; Literatura; Relaciones sociales.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genisson Paes Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando e mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Possui graduação em Ciências Sociais (UFPA) e em Pedagogia (Uninter). É especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA); em Educação Especial e Inclusiva (Uninter); e em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor da Secretaria de Educação do município de Parauapebas (PA).

E-mail: paes.paesg@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5091-9523

Anael Souza Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutoranda e mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará.

E-mail: eng.anael@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7734-7665

Downloads

Publicado

29/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • pdf downloads: 38

Como Citar

PAES CHAVES, G.; SOUZA NASCIMENTO, A. “A gente só sabe flutuar quando algo é bom”: uma análise do conto Esparadrapo, de Daniel da Rocha Leite: “Solo sabemos flotar cuando algo es bueno”: un análisis del cuento Esparadrapo, de Daniel da Rocha Leite. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5689. Acesso em: 29 abr. 2024.