BRINCAR E APRENDER: JOGOS DE VIDEOGAME COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar a possibilidade do uso de jogos eletrônicos como ferramenta metodológica para a Educação Musical, em especial para o desenvolvimento da percepção auditiva em relação aos parâmetros do som, no contexto da Educação Básica. Além disso, busca-se verificar a possibilidade de, por meio de tais jogos, promover um ambiente de aprendizagem prazeroso e envolvente. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com 12 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Presidente Prudente, que jogaram e responderam questionário sobre conhecimentos musicais. Verificou-se que os jogos promoveram um aprendizado significativo e um ambiente prazeroso, em que os alunos se sentiram envolvidos e interessados. Utilizar o jogo eletrônico como ferramenta metodológica foi uma forma de envolver o aluno em seu processo de aprendizagem, viabilizando assim, sua formação autônoma.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 311
- PDF downloads: 145