BRINCAR E APRENDER: JOGOS DE VIDEOGAME COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Luciana Carolina Fernandes Faria luciana.carolina@gmal.com
  • Raquel Rosan Christino Gitahy raquel@unoeste.br
  • Helena Farias de Barros helenabarros@uol.com.br

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar a possibilidade do uso de jogos eletrônicos como ferramenta metodológica para a Educação Musical, em especial para o desenvolvimento da percepção auditiva em relação aos parâmetros do som, no contexto da Educação Básica. Além disso, busca-se verificar a possibilidade de, por meio de tais jogos, promover um ambiente de aprendizagem prazeroso e envolvente. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com 12 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Presidente Prudente, que jogaram e responderam questionário sobre conhecimentos musicais. Verificou-se que os jogos promoveram um aprendizado significativo e um ambiente prazeroso, em que os alunos se sentiram envolvidos e interessados. Utilizar o jogo eletrônico como ferramenta metodológica foi uma forma de envolver o aluno em seu processo de aprendizagem, viabilizando assim, sua formação autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 317
  • PDF downloads: 146

Como Citar

FARIA, L. C. F.; GITAHY, R. R. C.; DE BARROS, H. F. BRINCAR E APRENDER: JOGOS DE VIDEOGAME COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 50–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/785. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos