Metodologia ativa peer instruction aliada à tecnologia de informação e comunicação: estratégias didáticas no ensino jurídico com os plickers

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy gitahy@uems.br
  • Sidinei de Oliveira Sousa sidneysiamf@gmail.com
  • Ivan Márcio Gitahy Neto gitahynetoo@gmail.com

Resumo

Active methodology peer instruction allied to information and communication technology: teaching strategies in legal teaching with plickers

Resumo

Na sociedade digital torna-se essencial formular propostas didáticas que considerem as tecnologias de informação e comunicação como ferramenta no ensino e aprendizagem do Direito. A partir desta constatação o presente artigo apresenta um relato de sequência didática que alia a metodologia ativa Peer Instruction com os plickers, tendo como participantes uma professora e dezessete estudantes do curso de Bacharelado em Direito de uma Universidade Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, durante seis aulas de Direito Empresarial. O relato tem como objetivo propor um referencial para que outros professores também se sintam estimulados a utilizarem a metodologia no ensino jurídico, rompendo com o tradicionalismo da exclusividade das aulas expositivas. Para os estudantes do curso de Direito o uso do Peer Instruction com os Plickers gerou uma maneira mais dinâmica e atrativa de aprendizagem significativa, havendo um envolvimento do corpo discente com a troca de ideias, embate entre pares e a construção do conhecimento por meio de trocas colaborativas.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; Direito; Peer Instruction; Plickers.

Abstract

In the digital society, it is essential to formulate didactic proposals that consider information and communication technologies as a tool in teaching and learning law. From this finding the present article presents a didactic sequence report that combines an active methodology with technology, or more specifically the Peer Instruction with the plickers. Thus, this report aims to propose a pedagogical strategy through which teachers and students participate in the construction of a classroom reality that considers the active learner and the profile of a mediator teacher, aiming to break with the traditionalism of the exclusivity of the lectures . For the students of the Law course the use of active methodology Peer Instruction allied with the Plickers meant a more dynamic and attractive way of meaningful learning, having a student body involvement with the exchange of ideas, clash between pairs and the construction of knowledge through of collaborative exchanges

Keywords: Active learning; Law; Peer Instruction; Plickers

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Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Universidade do Oeste Paulista.

E-mail: gitahy@uems.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5387-9536

Sidinei de Oliveira Sousa

Doutor em Educação. Bacharel em Sistemas de Informação. Professor do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

E-mail: sidneysiamf@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7101-8214

Ivan Márcio Gitahy Neto

Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

E-mail: gitahynetoo@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1187-1659

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

GITAHY, R. R. C.; SOUSA, S. de O.; GITAHY NETO, I. M. Metodologia ativa peer instruction aliada à tecnologia de informação e comunicação: estratégias didáticas no ensino jurídico com os plickers. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 521–536, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2853. Acesso em: 12 nov. 2024.

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