Pesquisa narrativa e (auto)biográfica na formação de professores de ciências dos anos iniciais: aspectos teóricos e metodológicos

Narrative and (auto)biographical research in the training of primary science teachers: theoretical and methodological aspects

Autores

Palavras-chave:

Ano Iniciais, Pedagogia, Saberes Docentes

Resumo

Este artigo analisa o estado da arte acerca da pesquisa narrativa e (auto)biográfica, bem como da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos foram conhecer os aportes teóricos e metodológicos adotados por essas pesquisas e registrar o que essas investigações mostraram a respeito da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais. As pesquisas pautam-se por um contar, sendo calcadas na subjetividade. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia de análise mais presente nas pesquisas analisadas, em conjunto com procedimentos como diários de campo e entrevistas semiestruturadas.  Identificamos a existência, na formação para o ensino de ciências, de um anseio por formações continuadas que atendam às reais necessidades docentes.

Palavras-chave: Anos Iniciais; Pedagogia; Saberes Docentes.

 

Abstract

This article analyses the state of the art in narrative and autobiographical research, as well as in teacher training for science education in the early years of elementary school. The aim was to understand the theoretical and methodological contributions adopted by these research studies and to document what these investigations reveal about teacher training for science education in the early years of elementary school. It was observed that these research studies tend to prioritize storytelling grounded in subjectivity. Textual Discourse Analysis was the main analysis methodology of the research studies, as well procedures such as reading field diaries, and semi-structured interview. We identified a desire for ongoing training that meets the real needs of science education by teachers.

Keywords: Primary Education; Pedagogy; Teaching Knowledge.

 

 

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Biografia do Autor

Fernanda Feitoza de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-2333-2012   E-mail: ffdo.mca22@uea.edu.br

Maria Clara Silva-Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Ambientais. Professora Permanente do PPGEEC/UEA e PPGECEM da REAMEC; Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pesquisadora do GEPEC/UEA. ORCID: 0000-0001-8924-2433    E-mail: cforsberg@uea.edu.br

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Publicado

23/02/2024
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Como Citar

OLIVEIRA, F. F. de; SILVA-FORSBERG, M. C. Pesquisa narrativa e (auto)biográfica na formação de professores de ciências dos anos iniciais: aspectos teóricos e metodológicos: Narrative and (auto)biographical research in the training of primary science teachers: theoretical and methodological aspects. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7794. Acesso em: 23 nov. 2024.

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