Formação de professores indígenas: direcionamentos e desdobramentos

Training of indigenous teachers: directions and developments

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas brasileiras vinculadas a programas de Pós-Graduação que se dedicaram a investigar a formação de professores indígenas, a fim de identificar os principais direcionamentos e desdobramentos desses estudos, assim como possíveis lacunas investigativas relativas ao ensino de matemática. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura acerca dos principais objetivos e resultados que pesem pesquisas de doutoramento assentadas no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2012 a 2021. Para compor as análises, selecionou-se 46 pesquisas das quais, 12 compuseram o corpus deste artigo, cujas discussões consideraram o ano de defesa das teses, o tipo de formação investigada, os objetivos, bem como os resultados apontados. Conclui-se que os estudos que envolvem a formação de professores indígenas, em suas múltiplas abordagens, apresentam uma relação direta com a promoção da Educação Escolar Indígena no Brasil numa perspectiva de promoção de uma educação escolar de fato diversificada, intercultural e bilíngue.

Palavras-chave: Interculturalidade; Processos formativos de indígenas; Valorização cultural.

 

Abstract

This article aims to analyze Brazilian researches linked to Post-Graduation programs that have been dedicated to investigate the formation of indigenous teachers, in order to identify the main directions and unfoldings of these studies, as well as possible investigative gaps concerning the teaching of mathematics. To this end, a literature review was carried out about the main objectives and results that weighed on doctoral research settled in the collection of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations in the period from 2012 to 2021. To compose the analysis, 46 surveys were selected, of which, 12 composed the corpus of this article, whose discussions considered the year of defense of the theses, the type of training investigated, the objectives, as well as the results pointed out. It is concluded that the studies that involve the training of indigenous teachers, in its multiple approaches, present a direct relationship with the promotion of Indigenous School Education in Brazil in the perspective of promoting a truly diversified, intercultural, and bilingual school education.

Keywords: Interculturality; Indigenous formative processes; Cultural valorization.    

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Biografia do Autor

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC) polo da Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Mestre em Matemática (ProfMat) pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC. E-mail: mara.silva@ifac.edu.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2798-1534.

Maria Clara Silva-Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas/UEA

Doutora em Ciências Ambientais (Environmental Science, School of Public and Environmental Affairs - SPEA) - Indiana University. Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Foi Professora Assistente no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Visitante da Universidade Federal do Amazonas/UFAM e do Center for Susteinable Development pela Bostom University, na Costa Rica, América Central. Atualmente, é Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas/UEA e docente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia/ PPGECEM/REAMEC. E-mail: cforsberg@uea.edu.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8924-2433.

 

Laura Isabel Marques Vasconcelos Almeida, Universidade de Cuiabá/UNIC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Didática e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC) e Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408.

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

SILVA, M. R. da C.; SILVA-FORSBERG, M. C.; ALMEIDA, L. I. M. V. Formação de professores indígenas: direcionamentos e desdobramentos: Training of indigenous teachers: directions and developments. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5278. Acesso em: 22 dez. 2024.