Formação de professores indígenas: direcionamentos e desdobramentos
Training of indigenous teachers: directions and developments
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas brasileiras vinculadas a programas de Pós-Graduação que se dedicaram a investigar a formação de professores indígenas, a fim de identificar os principais direcionamentos e desdobramentos desses estudos, assim como possíveis lacunas investigativas relativas ao ensino de matemática. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura acerca dos principais objetivos e resultados que pesem pesquisas de doutoramento assentadas no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2012 a 2021. Para compor as análises, selecionou-se 46 pesquisas das quais, 12 compuseram o corpus deste artigo, cujas discussões consideraram o ano de defesa das teses, o tipo de formação investigada, os objetivos, bem como os resultados apontados. Conclui-se que os estudos que envolvem a formação de professores indígenas, em suas múltiplas abordagens, apresentam uma relação direta com a promoção da Educação Escolar Indígena no Brasil numa perspectiva de promoção de uma educação escolar de fato diversificada, intercultural e bilíngue.
Palavras-chave: Interculturalidade; Processos formativos de indígenas; Valorização cultural.
Abstract
This article aims to analyze Brazilian researches linked to Post-Graduation programs that have been dedicated to investigate the formation of indigenous teachers, in order to identify the main directions and unfoldings of these studies, as well as possible investigative gaps concerning the teaching of mathematics. To this end, a literature review was carried out about the main objectives and results that weighed on doctoral research settled in the collection of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations in the period from 2012 to 2021. To compose the analysis, 46 surveys were selected, of which, 12 composed the corpus of this article, whose discussions considered the year of defense of the theses, the type of training investigated, the objectives, as well as the results pointed out. It is concluded that the studies that involve the training of indigenous teachers, in its multiple approaches, present a direct relationship with the promotion of Indigenous School Education in Brazil in the perspective of promoting a truly diversified, intercultural, and bilingual school education.
Keywords: Interculturality; Indigenous formative processes; Cultural valorization.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 200
- pdf downloads: 180