A incorporação do TPACK em licenciandos em Física e a sua materialização em Planos de Trabalhos de Iniciação à Docência

The incorporation of TPACK in Physics teacher candidates and its materialization in Initial Teaching Experience Work Plans

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Tecnologias, TPACK, Materialização de Conhecimento

Resumo

Essa pesquisa analisa os conhecimentos do TPACK materializados em planos de trabalho de licenciandos em Física na promoção de uma oficina formativa. Essa pesquisa, de natureza básica, procedimento participante, abordagem qualitativa e objetivo explicativo, foi aprovada em Comitê de Ética, tendo a participação de 16 licenciandos. A constituição de dados ocorreu via Plano de Trabalho de Iniciação à Docência (PTID), analisado e interpretado a partir da análise interpretativa-construtiva, seguindo três princípio: 1) enfatizar a importância do conhecimento como uma construção; 2) valorizar a singularidade como nível válido de geração de conhecimento; e, 3) realçar a natureza interativa do processo de criação. No fim, percebeu-se um fio condutor de materialização de conhecimentos do TPACK, iniciando pelo CC e pelo CT, seguindo da sua interseção, CTC, para o CP, o CPC e, por fim, o CTP.

Palavras-chave: Formação Inicial; Tecnologias; TPACK; Materialização de Conhecimento.

 

Abstract

This research examines the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) knowledge embodied in the work plans of Physics teacher candidates in the promotion of a formative workshop. This basic research, with a participant procedure, qualitative approach, and explanatory objective, was approved by the Ethics Committee and involved the participation of 16 teacher candidates. Data collection occurred through the Initial Teaching Experience Work Plan (PTID), which was analyzed and interpreted using an interpretative-constructive analysis approach, following three principles: 1) emphasizing the importance of knowledge as a construction; 2) valuing singularity as a valid level of knowledge generation; and 3) highlighting the interactive nature of the creation process. In the end, a common thread of TPACK knowledge materialization was observed, starting with CK and TK, then moving to their intersection, CTK, and proceeding to PK, PCK, and finally, TPK.

Keywords:  Initial Education; Technologies; TPACK; Knowledge Materialization.

 

 

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Biografia do Autor

Lucas Eduardo de Siqueira, UFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor de Física da rede privada e do Estado do Paraná. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

E-mail: lucas.edspf@gmail.com Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5254-5991. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0150029676704016.

 

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDICs e metodologias de ensino.

E-mail: bedin.everton@gmail.com Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5636-0908. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9498564582615440.

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Publicado

02/12/2024
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Como Citar

SIQUEIRA, L. E. de; BEDIN, E. A incorporação do TPACK em licenciandos em Física e a sua materialização em Planos de Trabalhos de Iniciação à Docência : The incorporation of TPACK in Physics teacher candidates and its materialization in Initial Teaching Experience Work Plans. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7634. Acesso em: 22 dez. 2024.

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