A incorporação do TPACK em licenciandos em Física e a sua materialização em Planos de Trabalhos de Iniciação à Docência
The incorporation of TPACK in Physics teacher candidates and its materialization in Initial Teaching Experience Work Plans
Palavras-chave:
Formação Inicial, Tecnologias, TPACK, Materialização de ConhecimentoResumo
Essa pesquisa analisa os conhecimentos do TPACK materializados em planos de trabalho de licenciandos em Física na promoção de uma oficina formativa. Essa pesquisa, de natureza básica, procedimento participante, abordagem qualitativa e objetivo explicativo, foi aprovada em Comitê de Ética, tendo a participação de 16 licenciandos. A constituição de dados ocorreu via Plano de Trabalho de Iniciação à Docência (PTID), analisado e interpretado a partir da análise interpretativa-construtiva, seguindo três princípio: 1) enfatizar a importância do conhecimento como uma construção; 2) valorizar a singularidade como nível válido de geração de conhecimento; e, 3) realçar a natureza interativa do processo de criação. No fim, percebeu-se um fio condutor de materialização de conhecimentos do TPACK, iniciando pelo CC e pelo CT, seguindo da sua interseção, CTC, para o CP, o CPC e, por fim, o CTP.
Palavras-chave: Formação Inicial; Tecnologias; TPACK; Materialização de Conhecimento.
Abstract
This research examines the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) knowledge embodied in the work plans of Physics teacher candidates in the promotion of a formative workshop. This basic research, with a participant procedure, qualitative approach, and explanatory objective, was approved by the Ethics Committee and involved the participation of 16 teacher candidates. Data collection occurred through the Initial Teaching Experience Work Plan (PTID), which was analyzed and interpreted using an interpretative-constructive analysis approach, following three principles: 1) emphasizing the importance of knowledge as a construction; 2) valuing singularity as a valid level of knowledge generation; and 3) highlighting the interactive nature of the creation process. In the end, a common thread of TPACK knowledge materialization was observed, starting with CK and TK, then moving to their intersection, CTK, and proceeding to PK, PCK, and finally, TPK.
Keywords: Initial Education; Technologies; TPACK; Knowledge Materialization.
Downloads
Referências
ARGOLO JUNIOR, C.; SANTOS JUNIOR, R.; COELHO, L. L. N.; LIRA, J. S. Ambiente Virtual De Aprendizagem: Importância Das Habilidades Tecnológicas Em Tempos De Pandemia Da Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 16849-16859, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-351
BEDIN, E. The use of technology as cooperative process: a teacher-student assessment on social networks. Revista Areté, v. 10, n. 22, p. 166-178, 2017.
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Aprendizagem Colaborativa nas Redes Sociais e a Qualificação dos Processos de Ensino e Aprendizagem. Interacções, v. 14, n. 47, 2018. https://doi.org/10.25755/int.7138
BEDIN, E.; MARQUES, M. S.; CLEOPHAS, M. G. Research on the Content, Technological, and Pedagogical Knowledge (TPACK) of Chemistry Teachers During Remote Teaching in the Pandemic in the Light of Students’ Perceptions. Journal of Information Technology Education: Research, v. 22, p. 001-024, 2023. https://doi.org/10.28945/5063
ÁVILA, B. C.; CABRAL, W. A. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: reflexões teóricas e práticas. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023.
CLEOPHAS, M. G.; BEDIN, E. Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. RENOTE, v. 20, n. 1, p. 399-408, 2022a. https://doi.org/10.22456/1679-1916.126687
CLEOPHAS, M. G.; BEDIN, E. Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia. Ciência & Educação (Bauru), v. 28, 2022b. https://doi.org/10.1590/1516-731320220038
DE SIQUEIRA, L. E.; BEDIN, E. Práticas didáticas baseadas no perfil teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em física à luz das metodologias ativas de ensino. In: XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR. 2023. https://doi.org/10.5380/13pgecm2023.resumo27p187-193
FIGUEIREDO, A. C.; OLIVEIRA, E. M.; PINTO, M. A. Conhecimento Tecnológico na Formação de Professores de Matemática em um curso em Educação a Distância. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. v. 33, n. 1, p. 741-750, 2020.
GOMES, C.; GONZALEZ REY, F. L. Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, p. 53-62, 2008. https://doi.org/10.1590/S1413-65382008000100005
GONZÁLEZ REY, F. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. In: Anais da 24ª. Reunião Anual da ANPEd. Outubro 2001.
GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Cengage Learning Editores, 2005.
GONÇALVES, K. M. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de ciências: análise de repositórios disponíveis. 2019. 109 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
HERNÁNDEZ, L.; ACEVEDO, J. A.; MARTÍNEZ, C.; CRUZ, B. El uso de las TIC en el aula: Un análisis en términos de efectividad y eficácia, 2014.
HARYANTO, Z.; SULAEMAN, N. F.; NURYADIN, A.; PUTRA, P. D.; PUTRI, S. A.; RAHMAWATI, A. Z. Microteaching for Pre-service Science Teachers during the COVID-19 Pandemic: A Theoretical Framework. In: International Conference on Tropical Studies. 2022. p. 1-8.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas: Papirus, 2007, p. 15 e 44
KOYUNCUOGLU, O. An investigation of graduate students’ Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK). International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 9, n. 2, p. 299-313, 2021. https://doi.org/10.46328/ijemst.1446
LANG, A. M. R. I. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo de professores do ensino fundamental. 2016. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/141532
MATUICHUK, M. A natureza do conhecimento tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: câmpus Curitiba–Paraná–Brasil. 2011. 292 f. Tese (Doutorado) - Universidad Del Mar – UDELMAR, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/496
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.
ORTEGA, Jorge Mario. El conocimiento tecnológico pedagógico de contenido (TPCK): un análisis a partir de la relación e integración entre el componente tecnológico y conocimiento pedagógico de contenido. Tecné, Episteme y Didaxis: ted, n. 47, 2020. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11339
PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 12, n. 3, 2010.
PUTRI, S. A.; SULAEMAN, N. F.; DAMAYANTI, P.; PUTRA, P. D. A. Fostering TPACK in pre-service physics teachers during the covid-19 pandemic. In: Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, 2021. p. 012006. https://doi.org/10.1088/1742-6596/2104/1/012006
ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 4th edition. New York: Free Press, 1995.
SILVA, B. A tecnologia é uma estratégia. DIAS, P.; de FREITAS, V. (org.) Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, p. 839-859, 2001.
SCHUHMACHER, V. R. N.; SCHUHMACHER, E. Tecnologia Digital na Educação Básica–Adoção ou Repúdio? Digital Technology in Basic Education-Adoption or Repudiation?. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023.
SULAEMAN, N. F. Fostering TPACK in pre-service physics teachers during the covid-19 pandemic. Journal of Physics, 2021. https://doi.org/10.1088/1742-6596/2104/1/012006
VASCONCELOS, C. A. de; CRUSOÉ, N. M. de C.; SOUZA, J. B. de. Pedagogical Practices with Technologies: what the ANPEd database reveals: Práticas Pedagógicas com Tecnologias: o que revela o banco de dados da ANPEd. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 12
- pdf downloads: 6