Análise Quali-quantitativa sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo de Professores de Química
Quali-quantitative Analysis of the Didactic Content Knowledge of Chemistry Teachers
Resumo
Este artigo, recorte de um estudo realizado a nível de mestrado, apresenta a identificação do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) de professores de química em relação à vivência e a prática docente com o conteúdo de Ligações Químicas. O enfoque metodológico é o estudo descritivo, de natureza básica e com abordagem quali-quantitativa, desenvolvido com dois professores de Química, designados como P1 e P2. A construção dos dados deu-se por meio da observação participante e da aplicação de um questionário objetivo na escala Likert de 5 pontos, onde os professores pontuaram o grau de concordância referente a cada assertiva. Ao término, constatou-se que P1 e P2 possuem graus de concordância iguais e/ou muito próximos em relação às 17 assertivas e, portanto, infere-se que P1 e P2 detêm um pensamento convergente análogo as diversas indagações sobre a vivência e a prática ao tocante o conteúdo de Ligações Química.
Palavras-chave: Abordagem Quali-quantitativa; CDC; Professores de Química.
Abstract
This article, excerpted from a master's level study, presents the identification of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of chemistry teachers regarding their experience and teaching practices related to the topic of Chemical Bonding. The methodological approach used is a descriptive study, of a basic nature, employing a qualitative-quantitative approach. The study was conducted with two Chemistry teachers, referred to as P1 and P2. Data collection involved participant observation and the administration of a Likert-scale questionnaire with five response options, where the teachers rated their level of agreement for each statement. Upon completion, it was observed that P1 and P2 exhibited similar or very close levels of agreement for all 17 statements, suggesting a convergent thinking pattern regarding various aspects of their experience and teaching practices related to the topic of Chemical Bonding.
Keywords: Quali-quantitative Analysis; DCK; Chemistry Teachers.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 204
- pdf downloads: 146