Análise Quali-quantitativa sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo de Professores de Química

Quali-quantitative Analysis of the Didactic Content Knowledge of Chemistry Teachers

Autores

Resumo

Este artigo, recorte de um estudo realizado a nível de mestrado, apresenta a identificação do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) de professores de química em relação à vivência e a prática docente com o conteúdo de Ligações Químicas. O enfoque metodológico é o estudo descritivo, de natureza básica e com abordagem quali-quantitativa, desenvolvido com dois professores de Química, designados como P1 e P2. A construção dos dados deu-se por meio da observação participante e da aplicação de um questionário objetivo na escala Likert de 5 pontos, onde os professores pontuaram o grau de concordância referente a cada assertiva. Ao término, constatou-se que P1 e P2 possuem graus de concordância iguais e/ou muito próximos em relação às 17 assertivas e, portanto, infere-se que P1 e P2 detêm um pensamento convergente análogo as diversas indagações sobre a vivência e a prática ao tocante o conteúdo de Ligações Química.

Palavras-chave:  Abordagem Quali-quantitativa; CDC; Professores de Química.

 

Abstract

This article, excerpted from a master's level study, presents the identification of Pedagogical Content Knowledge (PCK) of chemistry teachers regarding their experience and teaching practices related to the topic of Chemical Bonding. The methodological approach used is a descriptive study, of a basic nature, employing a qualitative-quantitative approach. The study was conducted with two Chemistry teachers, referred to as P1 and P2. Data collection involved participant observation and the administration of a Likert-scale questionnaire with five response options, where the teachers rated their level of agreement for each statement. Upon completion, it was observed that P1 and P2 exhibited similar or very close levels of agreement for all 17 statements, suggesting a convergent thinking pattern regarding various aspects of their experience and teaching practices related to the topic of Chemical Bonding.

Keywords: Quali-quantitative Analysis; DCK; Chemistry Teachers.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilson Silva da Silva, UFPR

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Cruzeiro do Sul. Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Formação de Professores, Ensino de Química, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências Biológicas, Práticas Pedagógicas, Anos Iniciais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9459-7738.  Email: prof.arilsonsilva@gmail.com

 

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5636-0908.  Email: bedin.everton@gmail.com

Pedro Henrique Dangui Bellardo, UFPR

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência subprojeto Química (2020-2021), bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências (GEHMEC) (2021-2023). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6916-3495.  E-mail: bellardo64@gmail.com

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 140
  • pdf downloads: 108

Como Citar

SILVA, A. S. da; BEDIN, E.; BELLARDO, P. H. D. Análise Quali-quantitativa sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo de Professores de Química: Quali-quantitative Analysis of the Didactic Content Knowledge of Chemistry Teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6463. Acesso em: 27 jul. 2024.