Concepções prévias de professores da educação básica a respeito da educação inclusiva

Basic education teachers' preconceptions about inclusive education

Autores

Resumo

As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Para o trato adequado do tema educação inclusiva e obtenção de resultados práticos satisfatórios, é importante que os professores recebam orientações sobre metodologias de ensino, para desenvolverem práticas pedagógicas alternativas.  O objetivo do estudo foi analisar as concepções prévias dos professores da educação básica em um curso de Extensão em Educação Inclusiva (CEEI). Para tanto, foi solicitado que preenchessem um questionário. Cinquenta e dois professores participaram, e a análise foi feita por Tematização. A partir das respostas, observamos a relevância de discutir-se o tema, revelando a importância de programas formativos, que podem diminuir as lacunas na formação dos professores, contribuindo para a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de ter ou não algum tipo de deficiência.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação de Professores; Educação Básica.

 

Abstract:

Discussions about school inclusion do not involve an isolated process. They include countless other issues and their implications run through the political, cultural, economic, and social fields. To adequately discuss the theme of inclusive education and to obtain satisfactory practical results, it is important that teachers receive guidance on teaching methodologies that help them develop alternative pedagogical practices. The objective of this study was to analyze the initial conceptions of a group of teachers of basic education in an Extension course in Inclusive Education (CEEI). For that, a questionnaire was sent to the fifty-two participating teachers. Thematization was used in the analysis of the collected responses. From them, we observe the relevance of the discussion on the subject, especially regarding the creation of training programs that can reduce gaps in teacher training and contribute to the learning of all students, regardless of whether they have some type of deficiency.

Keywords: Inclusive education; Teacher training; Basic education

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Sueli de Oliveira Sodré, SEEDUC, RJ

Doutora em Ciências pela Fundação Oswlado Cruz (FIOCRUZ, RJ). Professora de Biologia da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC, RJ) desde 2007. Lecionou no Ensino Superior, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), como professora substituta nos anos 2021 e 2022. Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Neurociências e Bioquímica, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Neurociências aplicadas à Educação, Meio Ambiente e Saúde, Educação Inclusiva e Formação de Professores. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1992-0347. Email: marizabio@hotmail.com

Maria de Fátima Alves De Oliveira, FIOCRUZ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, RJ). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Aposentada). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS, FIOCRUZ/RJ). Experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1906-5643. Email: bio_alves@yahoo.com.br

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 110
  • pdf downloads: 62

Como Citar

SODRÉ, M. S. de O.; DE OLIVEIRA, M. de F. A. Concepções prévias de professores da educação básica a respeito da educação inclusiva: Basic education teachers’ preconceptions about inclusive education. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5921. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos