Mulheres na educação profissional tecnológica: problematizando a formação docente em rodas de conversa

Mujeres en la educación professional y tecnológica: problematizando la formación docente en círculos de conversación

Autores

Resumo

A história da educação profissional brasileira desvela o dualismo educacional e a divisão sexual do trabalho como marcas que reiteram a negação do direito à educação às mulheres da classe trabalhadora. Esse artigo apresenta considerações de pesquisa desenvolvida em diálogo com seis professoras da educação profissional, cujo objetivo foi problematizar trajetórias de formação docente e de resistência à colonialidade de gênero. A metodologia da investigação se pautou nos princípios da Educação Popular e nas rodas de conversa, apreendidas como espaço de escuta sensível e pronúncia de si. Nas rodas, as professoras puderam apreender suas dores, silenciamentos, contradições e tecer enfrentamentos aos desafios percebidos, desnaturalizando as desigualdades de gênero e caminhando no sentido de uma educação profissional problematizadora.

Palavras-chave: Educação Profissional; Colonialidade de Gênero; Rodas de Conversa.

 

Resumen

La historicidad de la educación profesional y tecnológica brasileña desvela el dualismo educativo y la división sexual del trabajo como huellas que reiteran la negación del derecho a la educación de las mujeres de la clase trabajadora. Este artículo presenta consideraciones resultantes de una investigación desarrollada en diálogo con seis profesoras de educación profesional y tecnológica, cuyo objetivo fue problematizar sus trayectorias de formación docente y de resistencia a la colonialidad de género. El camino metodológico de la investigación se basó en los principios de la Educación Popular y en los círculos de conversación, entendidos como un espacio de la escucha sensible y de la autoconversación. En los círculos, las profesoras pudieron aprehender sus dolores, silencios, contradicciones y tejer enfrentamientos a los desafíos percibidos, avanzando hacia la desnaturalización de las desigualdades de género y la construcción de una educación profesional problematizadora.

Palabras-clave:  Educación Professional; Colonialidad de Género; Círculos de Conversación.

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Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Educadora popular, membro do Comitê Científico do GT6 de Educação Popular (ANPEd) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) e participante do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9963-0958  E-mail: bianalhp@gmail.com

Bruna Rodrigues Viotto da Cruz, Faculdade de Tecnologia de Sumaré

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professora na Faculdade de Tecnologia de Sumaré e da ETEC Polivalente de Americana.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7128-2840 E-mail: viotto.brunna@gmail.com

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Publicado

12/10/2023
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Como Citar

SOUSA, F. R. de; RODRIGUES VIOTTO DA CRUZ, B. Mulheres na educação profissional tecnológica: problematizando a formação docente em rodas de conversa: Mujeres en la educación professional y tecnológica: problematizando la formación docente en círculos de conversación. Revista Cocar, [S. l.], n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5855. Acesso em: 11 maio. 2024.

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Artigos