A educação popular e o curso popular preparatório para o ENEM: a luta por uma educação emancipatória e seus limites

Popular education and popular preparatory courses: the struggles and limitations of an emancipatory education

Autores

Resumo

 

O presente artigo busca compreender os limites e as lutas de um curso comunitário preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) autodenominado popular. Com inspiração tanto freireana quanto libertária, o curso pesquisado coloca em prática os desafios de articulação da educação popular com conteúdos pré-determinados por um exame seletivo e de base meritocrática como é o ENEM. A pesquisa, de caráter qualitativo e etnográfico, se desenvolveu pelo período de dois anos, ou seja, desde a origem do curso. A busca por uma educação emancipatória no contexto da pesquisa trouxe a figura da luta ‘quixotesca’ como categoria que proporciona compreender as contradições de uma educação popular em um processo bancário de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

Palavras-chave: Curso preparatório popular. Educação popular. ENEM.

 

Abstract

This paper aims to understand the struggles and limitations of a self-proclaimed popular preparatory course for the Brazilian National High School Exam (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). With inspiration from Freire as well as libertarian, the course researched puts to practice the challenge that is articulating popular education with pre-determined contents defined by a selective exam of meritocratic order. This research, qualitative and ethnographic in nature, was developed throughout two years, and thus since the creation of the course itself. The search for emancipatory education in the context of this research brought to light the figure of ‘quixotesque’ struggle as a category wherein one can understand the contradictions inherent to the making of a popular education in a ‘banking’ selection process for the access to Higher Education.

Keywords: Popular preparatory course. Popular Education. ENEM.

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Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Puc Minas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. E-mail: zanardi@pucminas.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4742-9288.

 

Gilbert Daniel da Silva, Prefeitura de Belo Horizonte

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Minas, professor de artes da Prefeitura de Belo Horizonte. Pesquisa os seguintes temas: arte, educação, juventudes, antropologia urbana, cursinhos populares, educação libertária e educação popular. E-mail: gilbertdanielsilva@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3923-3982.

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Publicado

29/12/2022
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Como Citar

ZANARDI, T. A. C.; SILVA, G. D. da. A educação popular e o curso popular preparatório para o ENEM: a luta por uma educação emancipatória e seus limites: Popular education and popular preparatory courses: the struggles and limitations of an emancipatory education. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5684. Acesso em: 22 dez. 2024.