Educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil: processos educativos decorrentes da prática social do brincar

Education of ethnic-racial relations in Early Childhood Education: educational processes arising from the social practice of playing

Autores

Resumo

O estudo apresenta resultados provenientes de uma  intervenção realizada na educação infantil com crianças de 2 a 3 anos, que objetivou compreender os processos educativos decorrentes da prática social do brincar na e para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Como instrumento para registro dos dados coletados utilizamos diários de campo e, a partir das observações realizamos a análise com inspiração na fenomenologia, resultando na construção de duas categorias: A) Brincando-conhecendo-reconhecendo a história e a cultura africana e afro-brasileira; B) Brincando-construindo identidade étnico-racial negra positiva. Consideramos que a Educação das Relações Étnico-Raciais ainda vem se efetivando nas escolas, e que, através da intervenção decorreram processos educativos de sociabilidade, comunicação, cuidado consigo e com outrem, autoestima e valorização da identidade étnico-racial negra.

Palavras-chave: Processos Educativos; Brincar; Educação das Relações Étnico-Raciais.

 

Abstract

The study presents results from an intervention carried out in early childhood education with children aged 2 to 3 years, which aimed to understand the educational processes resulting from the social practice of playing in and for the Education of Ethnic-Racial Relations. As an instrument for recording the collected data, we used field diaries and, based on the observations, we performed the analysis inspired by phenomenology, resulting in the construction of two categories: A) Playing-knowing-recognizing African and Afro-Brazilian history and culture; B) Playing-building positive black ethnic-racial identity. We consider that the Education of Ethnic-Racial Relations is still being carried out in schools, and that, through the intervention, educational processes of sociability, communication, care for oneself and for others, self-esteem and appreciation of the black ethnic-racial identity took place.

Keyswords: Educational Processes; Play; Education on Ethnic-Racial Relations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Guerra da Silva Oliveira, ufscar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), licenciatura em História pelo Centro Universitário FICO (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, doutoranda em Educação pela UFSCar. Trabalhou por 12 anos como professora da Educação Infantil do município de São Carlos - SP, atualmente trabalha como coordenadora pedagógica na Ed. Infantil do município de São Carlos- SP.

E-mail: aleguerraoliveira@gmail.com.br/ Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2304-4052

 

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos-SP.

E-mail luizgj7@gmail.com. / Orcid- https://orcid.org/0000-0003-1585-0596

Downloads

Publicado

21/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • pdf downloads: 59

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, A. G.; GONÇALVES JUNIOR, L. Educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil: processos educativos decorrentes da prática social do brincar: Education of ethnic-racial relations in Early Childhood Education: educational processes arising from the social practice of playing. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5501. Acesso em: 23 fev. 2024.