Por uma constelação de conhecimentos na universidade: experiências de estudantes indígenas em programa de ações afirmativas
Resumo
Nesta investigação buscamos compreender as experiências de ser estudante indígena no contexto de um Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir das narrativas de cinco estudantes dos seguintes povos: Atikum; Balatiponé-Umutina e Terena. Realizamos análise dos dados inspirados na fenomenologia tendo construído as seguintes categorias: a) Luta contra as adversidades e b) Constelação de conhecimentos. As narrativas ensejam a emergência do diálogo intercultural como potência e riqueza, nas quais as experiências dos/as estudantes indígenas sinalizam para a superação da monocultura do saber em favor da interdependência dos conhecimentos na Universidade, de modo a fortalecê-la nas lutas por uma sociedade mais justa, equânime e com respeito à Interculturalidade.
Abstract
In this investigation we seek to understand the experiences of being an indigenous student in the context of an Affirmative Action Program at the Federal University of São Carlos (UFSCar), based on the narratives of five students from the following peoples: Atikum; Balatiponé-Umutina and Terena. We performed analysis of the data inspired by phenomenology having built the following categories: a) Fight against adversity and b) Constellation of knowledge. The narratives give rise to the emergence of intercultural dialogue as power and wealth, in which the experiences of indigenous students signal for the overcoming of the monoculture of knowledge in favor of the interdependence of knowledge at the University, in order to strengthen it in the struggles for a society fairer, more equitable and with respect to interculturality.
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