As aulas de Física são promotoras de aprendizagem significativa? Percepção de egressos do Ensino Médio a partir de um questionário

Are physics classes promoting meaningful learning? The perception of high school graduates from a questionnaire

Autores

Resumo

Buscou-se investigar se as aulas de Física vivenciadas por egressos do Ensino Médio tinham ou não características de aulas que poderiam potencializar uma Aprendizagem Significativa (AS). Os 506 participantes responderam a um questionário denominado de Perfil de Ensino da Física (PEF), que infere, a partir da percepção dos respondentes, diferentes características das aulas de Física por eles vivenciadas. Notou-se que as aulas não se caracterizam nos extremos (tendo todas ou nenhuma das características avaliadas) e sim, situam-se, para esta realidade analisada, no meio deste continuum. Como contribuição para a literatura, defende-se a relevância de instrumentos de pesquisa como o PEF para estudos envolvendo a AS com um número expressivo de participantes. Para estudos futuros, sugere-se analisar os dados de caracterização dos estudantes, frente aos escores obtidos no questionário.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino Médio; Pesquisa quantitativa.

 

Abstract

We sought to investigate whether the physics classes experienced by high school graduates had or did not have characteristics of classes that could enhance a Significant Learning (SA). The 506 participants answered a questionnaire called the Physics Teaching Profile (PTP), which infers, from the perception of the respondents, different characteristics of the physics classes they experienced. It was noted that the classes are not characterized at the extremes (having all or none of the characteristics evaluated) but rather, they are, for this reality analyzed, in the middle of this continuum. As a contribution to the literature, we defend the relevance of research instruments such as PTP for studies involving SA with an expressive number of participants. For future studies, it is suggested to analyze the students' characterization data, in view of the scores obtained in the questionnaire.

Keywords: Meaningful Learning; middle school; Quantitative research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2019), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2017), licenciado em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2014). Realizou estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates, 2020). Atualmente é professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa. Tem interesse na área de Ensino de Física desenvolvendo estudos voltados para a: Alfabetização Científica, avaliação educacional, métodos quantitativos de pesquisa e inovações pedagógicas no Ensino de Ciências. E-mail: patrickvizzotto@unifesspa.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1613-4858

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • pdf downloads: 134

Como Citar

ALVES VIZZOTTO, P. As aulas de Física são promotoras de aprendizagem significativa? Percepção de egressos do Ensino Médio a partir de um questionário: Are physics classes promoting meaningful learning? The perception of high school graduates from a questionnaire. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5339. Acesso em: 23 abr. 2024.