Formação continuada: construindo pontes entre educação básica e universidade

Continuing Education: building bridges between Basic Education and University

Autores

Resumo

A formação continuada de professores que atuam na Educação Básica tem sido tema recorrente em pesquisas acadêmicas. Como parte de um projeto amplo sobre aprendizado de fração, houve a necessidade de pesquisar sobre a formação continuada de professores que tratasse desse foco. Assim, estabelecemos a seguinte questão norteadora da pesquisa: Que contribuições o curso de formação continuada sobre fração, trouxe aos professores de 4º e 5º Anos da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA? Então, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar as percepções dos participantes a respeito das contribuições de um curso de formação continuada sobre matemática realizado na Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. Com base nos resultados obtidos e nas análises realizadas, há pouco apoio e um distanciamento entre Educação Básica e Universidade. No entanto, essa aproximação é essencial.

Palavras-chave: Formação Continuada; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Universidade; Educação Básica.

 

Abstract

The continuing education of teachers working in Basic Education has been a recurring theme in academic research. As part of a broad project on fraction learning, there was a need to research on continuing teacher education that addressed this focus. Thus, we established the following guiding question for the research: What contributions did the continuing education course on fraction bring to 4th and 5th year teachers of the Municipal Education Network of Canaã dos Carajás/PA? Then, a research was carried out with the objective of analyzing the perceptions of the participants regarding the contributions of a continuing education course on mathematics carried out in the Municipal Education Network of Canaã dos Carajás/PA. Based on the results obtained and the analyzes carried out, there is little support and a gap between Basic Education and the University. However, this approximation is essential.

Keywords: Continuing Education; Teaching Mathematics; Initial Years; University; Basic education.

Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEC na UFRPE. Mestre pelo Programa Profissional de Pós Graduação em Educação pela UFT. Licenciado em Matemática pela UEPA. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA. Estuda e pesquisa sobre formação de professores e avaliação em larga escala no ensino de matemática, com foco na fração. Participa como estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores - GEPEMFOR, da UFT. E-mail: ademirbrandao@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4191-7347.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor Efetivo EBTT de Matemática do IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. E-mail: thiagobeirigolopes@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9409-6140.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUI (1985), graduação em Matemática pela UnC (1997); Mestrado em Educação pela UFSC (2001), Doutorado em Educação pela UFPR (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela UEPA (2020). Atualmente é professor Associado da UFT; professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. E-mail: idemar@mail.uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7341-7099.

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos