Formação continuada: construindo pontes entre educação básica e universidade
Continuing Education: building bridges between Basic Education and University
Resumo
A formação continuada de professores que atuam na Educação Básica tem sido tema recorrente em pesquisas acadêmicas. Como parte de um projeto amplo sobre aprendizado de fração, houve a necessidade de pesquisar sobre a formação continuada de professores que tratasse desse foco. Assim, estabelecemos a seguinte questão norteadora da pesquisa: Que contribuições o curso de formação continuada sobre fração, trouxe aos professores de 4º e 5º Anos da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA? Então, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar as percepções dos participantes a respeito das contribuições de um curso de formação continuada sobre matemática realizado na Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás/PA. Com base nos resultados obtidos e nas análises realizadas, há pouco apoio e um distanciamento entre Educação Básica e Universidade. No entanto, essa aproximação é essencial.
Palavras-chave: Formação Continuada; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Universidade; Educação Básica.
Abstract
The continuing education of teachers working in Basic Education has been a recurring theme in academic research. As part of a broad project on fraction learning, there was a need to research on continuing teacher education that addressed this focus. Thus, we established the following guiding question for the research: What contributions did the continuing education course on fraction bring to 4th and 5th year teachers of the Municipal Education Network of Canaã dos Carajás/PA? Then, a research was carried out with the objective of analyzing the perceptions of the participants regarding the contributions of a continuing education course on mathematics carried out in the Municipal Education Network of Canaã dos Carajás/PA. Based on the results obtained and the analyzes carried out, there is little support and a gap between Basic Education and the University. However, this approximation is essential.
Keywords: Continuing Education; Teaching Mathematics; Initial Years; University; Basic education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 241
- pdf downloads: 198