Pegada ecológica do lixo: um projeto de responsabilidade socioambiental e educação ambiental sobre os resíduos sólidos urbanos numa comunidade escolar

Ecological footprint of garbage: a project of socio-environmental responsibility and environmental education about urban solid waste in a school community

Autores

Resumo

Resumo

Este trabalho procurou analisar uma sequência didática intitulada “Pegada Ecológica do Lixo” que discute um dos maiores problemas ambientais – os Resíduos Sólidos Urbanos. A referida sequência foi desenvolvida com alunos de uma escola pública fomentando ações que alcançassem a comunidade escolar a fim de sensibilizar, conscientizar e orientar para o correto destino final. Esta foi construída articulando-se as dimensões epistêmica e pedagógica. Na dimensão epistêmica buscou-se a aproximação do conhecimento científico com o mundo real a partir de uma situação-problema e na pedagógica, as atividades realizadas enfatizaram as interações sociais utilizando um método cooperativo no marco da Pesquisa Participante. Pôde-se concluir com o desdobramento do Projeto de Educação Ambiental sobre o descarte de resíduos sólidos via logística reversa no contexto escolar que o mesmo estimula a responsabilidade socioambiental, com a mudança de atitudes e de comportamentos, buscando o pleno exercício de cidadania e formando estudantes mais ativos, críticos e atuantes sobre os problemas ambientais.

Palavras-chave: Pegada Ecológica do Lixo; Sequência Didática; Responsabilidade Socioambiental; Descarte de Resíduos Sólidos Urbanos.

 

Abstract

This work sought to analyze a didactic sequence, "Ecological Footprint of Garbage", which discusses one of the biggest environmental problems - the Urban Solid Waste and was developed with students from a public-school fostering action that reached the school community in order to sensitize, raise awareness and guide to the correct final destination. It was built by articulating the epistemic and pedagogical dimensions. In the epistemic dimension, an attempt was made to bring scientific knowledge closer to the real world, starting from a problem situation. In the pedagogical dimension, the activities carried out emphasised social interactions using a cooperative method within the framework of Participatory Research. It could be concluded with the deployment of the Environmental Education Project on the disposal of solid waste via reverse logistics in the school context that the same stimulates socio-environmental responsibility, with the change of attitudes and behaviours, seeking the full exercise of citizenship and training students more active, critical and active on environmental problems.

Keywords: Ecological Footprint of Garbage; Didactic Sequence; Socio-environmental Responsibility; Disposal of Municipal Solid Waste.

 

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); Graduado em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Especialista em Educação Especial Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

E-mail: ronualdo.marques@gmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6681-9914

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 

Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia. Biólogo. Docente na área de Ciências ambientais. Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Pós-doutorado no PPGECT - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Especialista em Educação Ambiental e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambientais pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento: Treinamento Avançado em Gestão Ambiental pela Carl Duisberg Gesellschaft - Hamburgo, Alemanha. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Professor permanente do PPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR (Mestrado e Doutorado profissional em Ensino de Ciências).

E-mail: cefortes@yahoo.com     Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0180-5153

 

Downloads

Publicado

20/12/2021