Análise das inferências na construção do senso crítico numa sequência didática na Educação Ambiental

Autores

  • Ronualdo Marques ronualdo.marques@gmail.com
  • Claudia Regina Xavier cxavier.utfpr@gmail.com

Resumo

Analysis of inferences in the construction of critical sense in a didactic sequence in environmental education

 

Resumo: A Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem possibilita debates necessários às reflexões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o meio ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma inter-relação de aprendizagem qualificando os alunos para um posicionamento crítico em face da crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a preservação e cuidado com o Meio Ambiente.

 

Palavra chave: Educação Ambiental; Senso Crítico; Pegada Ecológica do Lixo.

 

 

 

Abstract: The Environmental Education in the process of teaching learning allows debates necessary for the reflections so that this knowledge contributes to the behavior change of the individuals in their relationship with the environment. This study presents a discussion about the application of a Didactic Sequence on the Garbage Ecological Footprint in the promotion of Environmental Education, aiming to identify and analyze the development of the critical sense of students of a 6th grade class in Curitiba-PR. It was observed in the application of the Didactic Sequence an inter-relation of learning qualifying the students for a critical position in the face of the socio-environmental crisis, having as horizon the transformation of habits and social practices and the formation of an environmental citizenship that mobilize them for the preservation and care for the environment.

 

Keyword: Environmental Education; Critical sense; Ecological Footprint of Garbage.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques

Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); especialização em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); especialização em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduação em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente é docente de Biologia e Ciências na Secret

E-mail: ronualdo.marques@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6681-9914

aria Estadual de Educação do Paraná - SEED.


Claudia Regina Xavier

Profa. Dra. no Programa de Mestrado de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - FCET/UTFPR. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1996) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998). Participou em Treinamento Avançado em Instrumentos de Gestão Ambiental em Hamburgo- Alemanha (2001) e posteriormente se titulou doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción- Chile (2006). Atualmente é Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR. E-mail: cxavier.utfpr@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6346-648X

 

Downloads

Publicado

28/04/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 577
  • PDF downloads: 425

Como Citar

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. Análise das inferências na construção do senso crítico numa sequência didática na Educação Ambiental. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 51–74, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2346. Acesso em: 4 dez. 2024.