Dilemas e desafios na formação inicial em educação física na educação de jovens e adultos trabalhadores/as

Dilemmas and challenges in initial training in physical education in the education of young people and adult workers

Autores

Resumo

Este artigo versa sobre a formação inicial em Educação Física (EF) e suas interfaces para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de Belém-PA. Com base na abordagem crítico-dialética fizemos a análise dos documentos que tratam da EF e EJA e entrevistamos oito docentes de EF que atuam nesta modalidade de educação. Os resultados revelaram as lacunas nos Projetos Político Pedagógico dos cursos de licenciatura em EF em relação a EJA; também foram identificados os limites na formação inicial e consequentemente, os desafios quanto ao trabalho docente com os sujeitos históricos da EJA. Portanto, mesmo diante das lacunas no campo da formação inicial e das contradições e precariedade encontradas no exercício do trabalho docente, os professores/as continuam acreditando no seu fazer pedagógico enquanto possibilidade crítica e criativa de materialização da EF na EJA.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Física; Formação Inicial.

 

 

Resumo

This article deals with the initial training in Physical Education (PE) and its interfaces for acting in Youth and Adult Education (EJA) in the Municipal Education Network of Belém-PA. Based on the critical-dialectical approach, we analyzed the documents dealing with PE and EJA, interviewed eight PE teachers who work in this type of education. The results revealed the gaps in the Political Pedagogical Projects of PE degree courses in relation to adult education; the limits in initial training were also identified and, consequently, the challenges regarding teaching work with the historical subjects of adult education. Therefore, even in the face of gaps in the field of initial training, the contradictions and precariousness found in the exercise of teaching work, teachers continue to believe in their pedagogical work as a critical and creative possibility to materialize PE in adult education.

Palavras-chave: Physical Education. Youth and Adult Education. Initial Training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto de Ciências da Educação – Faculdade de Educação Física da UFPA. Vice - Coordenadora do Eixo 2 da Rede UNIVERSITAS BR. Vice - Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciências dos Esportes (CBCE). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA). Integrante do Movimento Paraense de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6147701581227207. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8256-068X. E-mail: concita.ufpa@gmail.com

Barbara Araújo da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9864648779596107. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5534-6170. E-mail: barbaralearaujo18@gmail.com

 

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 192
  • pdf downloads: 186

Como Citar

COSTA, M. da C. dos S.; DA SILVA, B. A. Dilemas e desafios na formação inicial em educação física na educação de jovens e adultos trabalhadores/as: Dilemmas and challenges in initial training in physical education in the education of young people and adult workers. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4704. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)