Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva e Tendências em Curso

Public Policies from the Perspective of Inclusive Education and Trends in Progress

Autores

  • Alessandra Lourenço da Silva Travain alelourenco00@gmail.com
    Universidade Estadual do Paraná /UNESPAR Campus Paranavaí https://orcid.org/0000-0002-8613-2842
  • Dorcely Isabel Bellanda Garcia dorcelygarcia@hotmail.com
    Universidade Estadual do Paraná/ Campus Paranava­

Resumo

O artigo visa analisar as políticas públicas educacionais inclusivas implantadas e os encaminhamentos legais, possibilidades de efetivação e tendências em curso. Esta pesquisa é embasada em documentos legais, de caráter bibliográfico, documental e qualitativo. Inicia-se com os principais marcos legais da Educação Especial, tendo como destaque a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Traz estudos do texto definitivo da Base Nacional Comum Curricular de 2018 referente à modalidade da Educação Especial. Faz referência ao Decreto n.º 10.502, de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, revogado neste mesmo ano. Os estudos demonstram que a implantação de políticas públicas inclusivas segue com avanços e retrocessos. 

Palavras-chave: Políticas públicas inclusivas; Educação especial; Tendências em curso;

 

 

 

Abstract: The paper aims to analyze the inclusive educational public policies implemented and legal referrals, possibilities of effectiveness and trends in progress. This research is based on legal documents, bibliographical, documental and qualitative. It starts with the main legal events of Special Education, highlighting the National Policy for Special Education in the Inclusive Education Perspective of 2008. It brings studies of the definitive text of the Common National Curriculum Base of 2018 relating to the Special Education modality. It refers to Decree No. 10.502 of 2020, which institutes the National Policy on Special Education: Inclusive Equitable and Lifelong Learning, revoked that same year. Studies show that the implementation of inclusive public policies continues with advances and setbacks.

Keywords: Inclusive public policies. Special education. Trends in progress.

 

 

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Biografia do Autor

Alessandra Lourenço da Silva Travain, Universidade Estadual do Paraná /UNESPAR Campus Paranavaí

 

Graduanda do 3º ano do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Bolsista do programa PIBIC pela Fundação Araucária e pesquisadora na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva (GEPEEIN).

https://orcid.org/0000-0002-3893-0444 E-mail: alelourenco00@gmail.com

Dorcely Isabel Bellanda Garcia, Universidade Estadual do Paraná/ Campus Paranava­

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação - UEM em 2005 e doutora em Educação - UEM em 2015. É professora adjunta do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí e no Mestrado Profissional – PROFEI. Atua na área da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Educação Especial. Coordena o Núcleo de Educação Especial e Inclusão - NESPI. É líder do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva/GEPEEIN.

 https://orcid.org/0000-0002-8613-2842 E-mail: dorcelygarcia@hotmail.com

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

LOURENÇO DA SILVA TRAVAIN, A.; BELLANDA GARCIA, D. I. Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva e Tendências em Curso : Public Policies from the Perspective of Inclusive Education and Trends in Progress . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4529. Acesso em: 22 dez. 2024.